Pastoral Juvenil: Cruz da Evangelização percorre dioceses até à Jornada Mundial da Juventude

Símbolo foi entregue ao continente europeu por São João Paulo II

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e os secretariados diocesanos estão a promover a reflexão e a oração dos jovens com a Cruz da Evangelização até à Jornada Mundial da Juventude 2016.

“O projeto itinerário da Cruz da Evangelização é uma oportunidade para os jovens portugueses, de um modo criativo e arrojado, expressarem hoje a sua ligação a este movimento evangelizador centrado no essencial da vida cristã”, explica o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ).

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, informa que neste périplo pelas 20 dioceses portuguesas ao encontro dos jovens, a Cruz da Evangelização já se encontra no Algarve onde permanece até este sábado, dia 16.

Do programa consta uma vigília de oração que vai ser presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, pelas 21h00, na Sé de Faro.

Depois este símbolo é entregue ao Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Beja onde vai percorrer três cidades – Moura; Beja e Grândola – entre 17 a 23 de janeiro.

O DNPJ pretende que a Cruz da Evangelização seja um “itinerário de fé” que tem como objetivo fundamental “evangelizar através da cruz” pretendendo que com esta iniciativa os jovens façam um caminho de oração e reflexão rumo à Jornada Mundial da Juventude 2016, de 26 a 31 de julho, em Cracóvia, na Polónia.

“Os jovens são convidados a viver e a partilhar os seus modos próprios e diferenciadores de dizerem hoje a fé, a esperança e o amor”, acrescenta.

Para acompanhar este símbolo foi preparado um guião com celebrações, meditações, orações e outros recursos para que os jovens possam “acolher, celebrar, viver e anunciar aos seus contemporâneos a lógica da cruz”.

É proposto, por exemplo, um momento de acolhimento celebrativo, uma via-sacra com as meditações do Papa São João Paulo II e as catequeses – “da fé à cruz; a esperança da cruz e o amor à cruz”.

O Papa João Paulo II entregou cinco Cruzes da Evangelização aos jovens para serem levadas para cada continente nas primeiras Jornadas Mundiais da Juventude fora do continente Europeu, em Buenos Aires, Argentina, em 1987.

“Envio-vos! Jovens, evangelizai os jovens com esta cruz da evangelização”, disse o agora patrono deste encontro mundial nesse envio, recorda o DNPJ, que no seu sítio online tem a calendarização da passagem da Cruz da Evangelização pelas dioceses.

Fonte: Agência Ecclesia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here