Pastoral do Empreendedor: juventude católica integra iniciativa inédita lançada em Curitiba

Brener Pereira (à direita) e o coordenador da Pastoral do Empreendedor, Josemar Czornei. Foto: Pastoral do Empreendedor, Arquidiocese de Curitiba.

Juventude católica está cada vez mais empreendedora. A Pastoral do Empreendedor é a responsável por acolher os empresários e empreendedores da Igreja

O fotógrafo Brener Pereira, 28 anos, é exatamente o perfil do jovem brasileiro que investe em seu próprio negócio. De acordo com o resultado da pesquisa “Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro”, realizada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), em parceria com a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a maioria dos jovens que empreendem no Brasil é do sexo masculino, tem de 26 a 30 anos, possui curso superior completo, prefere abrir empresa no segmento de serviços e utiliza as redes sociais como um dos principais meios de conexão com o mundo dos negócios.

Entre um clique e outro, ele para e lembra como tudo começou: “Iniciei sem querer fotografando o casamento de um casal de amigos do grupo de jovens da minha paróquia que não tinha como pagar uma empresa de fotografia. E como sempre gostei de fotografar, aluguei um equipamento e fui fazer a cobertura fotográfica para esses amigos. De lá pra cá, nunca mais parei”.

Foi exatamente para acolher pastoralmente e levar, cada vez mais, a pessoa de Jesus Cristo a Brener e demais empresários que a Arquidiocese de Curitiba (PR) lançou a Pastoral do Empreendedor. Desde outubro de 2015, os interessados se reúnem, entre eles Brener, mas foi no último dia 11 de fevereiro, que Brener e outros membros promoveram um encontro de lançamento da Pastoral para toda a arquidiocese e convidaram 100 empresários da cidade para uma palestra com padre Joãozinho,scj, pregador, músico e autor de diversos livros – entre eles o livro do tema abordado aos empreendedores: “As sete virtudes do líder amoroso”.
Grupo de empreendedores e padre Joãozinho, no dia do lançamento da pastoral. Foto: Pastoral do Empreendedor, Arquidiocese de Curitiba.

Grupo de empreendedores e padre Joãozinho, no dia do lançamento da pastoral. Foto: Pastoral do Empreendedor, Arquidiocese de Curitiba.

“A Pastoral do Empreendedor veio como um conforto para nós, empresários e empreendedores, que precisamos de algo a mais. E esse algo a mais precisa ser suprido espiritualmente e nem sempre temos respaldo nessa área de nossa vida. A Igreja olhou para uma deficiência existente e tenho a certeza de que todo esse trabalho dará reflexos não somente nos negócios, mas também para nossa família, vida social, além da economia e crescimento do nosso país”, acredita o fotógrafo.

Brener, que atua na Pastoral da Comunicação, é membro da Pastoral da Juventude Franciscana (PJF) e vice-coordenador do Adolescentes a Serviço de Francisco (ASF) da Paróquia Bom Jesus dos Perdões, sente que agora, com o suporte da Pastoral, pode, com mais tranquilidade, continuar lançando as redes. “Este será um apoio para nossas atitudes pessoais e também de crescimento profissional. Poder contar com um apoio religioso para o meu estúdio [de fotografia] é ter a certeza de um empreendimento de sucesso! Posso dizer que essa Pastoral é como um colo de mãe que nos ama quando mais precisamos ser amados!”, finaliza entusiasmado.

Mas informações no Facebook da Pastoral: www.facebook.com/PastoraldoEmpreendedorCuritiba

Por Aline Vonsovicz

Fonte: Jovens Conectados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here