Papa Francisco chega a Roma

O avião da Alitália com o Papa e sua comitiva a bordo decolou do Aeroporto de Bratislava às 13h48 com destino a Roma. O voo papal chegou ao aeroporto de Ciampino às 15h17. Após seu desembarque em Ciampino, o Papa Francisco foi até a Basílica de Santa Maria Maior para rezar diante do ícone de Nossa Senhor Salus Populi Romani.

Vatican News

O avião – vindo de Bratislava, Eslováquia – com o Papa Francisco a bordo aterrissou no aeroporto de Ciampino, em Roma. O Papa conclui assim sua 34ª viagem apostólica que o levou a Budapeste e à Eslováquia, como ele mesmo disse, como “peregrino no coração da Europa”.

O avião da Alitália com o Papa e sua comitiva a bordo decolou do Aeroporto de Bratislava às 13h48 com destino a Roma. A última etapa da Viagem Apostólica de Francisco foi a cerimônia de despedida no aeroporto da capital eslovaca.

“Após seu desembarque em Ciampino, o Papa Francisco foi até a Basílica de Santa Maria Maior para rezar diante do ícone de Nossa Senhor Salus Populi Romani. Depois se dirigiu ao Vaticano”.

O Papa, ao retornar de sua viagem à Hungria e Eslováquia, enviou um telegrama ao Chefe de Estado italiano Mattarella, no qual ele expressou suas “cordiais saudações” assegurando “uma oração especial pelo bem e pela prosperidade da nação italiana sobre a qual invoco as bênçãos celestiais”.

34ª Viagem Apostólica de seu Pontificado

A 34ª Viagem Apostólica de seu Pontificado teve início no dia 12 de setembro em Budapeste, Hungria, quando com uma Missa concluiu o 52º Congresso Eucarístico Internacional.

A viagem de Francisco ao coração da Europa teve continuidade na Eslováquia, onde cumpriu extensa agenda. Nesta quarta-feira, 15, memória litúrgica de Nossa Senhora das Dores, a Santa Missa no Santuário Nacional de Šaštín concelebrada por 90 bispos e mais de 500 sacerdotes, e com a participação de mais de 60 mil fiéis, concluiu a visita. Ao final celebração, a saudação final do Santo Padre:

Queridos irmãos e irmãs! Chegou a hora de me despedir do vosso país. Nesta Eucaristia, dei graças a Deus por me ter concedido a graça de vir ter convosco e concluir a minha peregrinação no devotado abraço do vosso povo, celebrando juntos a grande festa religiosa e nacional da Padroeira, Nossa Senhora das Dores. De coração vos agradeço, queridos irmãos Bispos, por toda a preparação e o acolhimento. Renovo o meu agradecimento à Senhora Presidente da República e às autoridades civis. E agradeço a todos aqueles que colaboraram de diversos modos, especialmente com a sua oração. Levo-vos no coração. Ďakujem všetkým [obrigado a todos]!

Logo após a Celebração Eucarística o Pontífice se deslocou se deslocou ao Aeroporto de Bratislava, onde foi recebido pela presidente da República, Sra. Zuzana Čaputová. Depois de um encontro privado de poucos minutos com a mandatária eslovaca na Sala VIP do aeroporto, o Papa dirigiu-se à pista do aeroporto onde saudou as delegações e a guarda de honra. Então embarcou no avião da Alitália, que o trouxe de volta a Roma..

Durante a viagem, como de costume, o Papa respondeu às perguntas dos jornalistas presentes no voo.

Despedida no Aeroporto de Bratislava

Antes do embarque, a despedida da presidente da Eslováquia Sra. Zuzana Čaputová

Antes do embarque, a despedida da Presidente da Eslováquia Sra. Zuzana Caputová

Papa Francisco acena para os presentes no Aeroporto de Bratislava

Papa Francisco acena para os presentes no Aeroporto de Bratislava

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

oito − oito =