Pão da vida

         Nos domingos comuns deste ano B, exceto as solenidades, a liturgia dominical, em geral, nos oferece a leitura contínua do Evangelho de Marcos. Como, porém, o Evangelho de Marcos é mais curto, durante 5 domingos é inserido o capítulo 6º do Evangelho de João. Escrito algumas décadas depois do Evangelho de Marcos, oferece-nos um exemplo de meditação eclesial sobre o tema do pão que já desenvolvido na “seção dos pães”. Estamos no XVIII Domingo do Tempo Comum e já no domingo anterior iniciamos esse discurso acolhendo o trecho da multiplicação dos pães.

         A liturgia interrompeu a leitura de Marcos e nos faz agora ouvir em João “o discurso do Pão da vida” como os biblistas chamam o conjunto das palavras de Jesus sobre o significado do dom do pão, em Jo 6,25-59. Sabemos que os evangelhos são as pregações dos apóstolos sobre a experiência com Cristo, de seus gestos e de suas palavras. O molde em que que os evangelistas fundiram o evangelista João medita as palavras de Jesus sobre o dom do pão, em forma de uma discussão de Jesus com seus conterrâneos, na sinagoga de Cafarnaum (Jo 6,59).

         O pão e comunhão em torno da mesa eram símbolos centrais da primeira comunidade cristã. Na Igreja, vivia fortemente a lembrança da comunhão de mesa com Jesus, o Messias. As lembranças mais vezes narradas da vida de Jesus, nos Evangelhos e nas cartas de Paulo, são a multiplicação dos pães e a Última Ceia. Nas reuniões de banquete fraterno, chamadas ágape, era como se o Senhor mesmo estivesse presente no meio deles. Presença real! A lembrança do banquete messiânico à beira do logo, em Genesaré, se revestia de atualidade sempre nova. Em nenhum escrito do Novo Testamento aparecem tão claramente as ressonâncias mais profundas dessa memória como no Evangelho de João.

         Começamos a seguir o texto de João a partir da volta de Jesus a Carfanaum, depois da multiplicação dos pães (Jo 6,24). Os conterrâneos procuram Jesus, querem saber como de repente ele está de volta em Cafarnaum, se não embarcou com os discípulos na noite anterior. Jesus lhes faz sentir que, apesar de terem presenciado o milagre do pão, não enxergaram neste um sinal daquilo que ele representa e é: a realidade de Deus oferecida ao mundo. Apenas se saciaram de pão.

         Jesus diz que a única obra que Deus espera deles é que acreditem naquele que ele enviou (Jo 6, 29). Percebendo que Jesus está falando de si mesmo, pedem suas credenciais, como condição para n’Ele acreditarem. Moisés, no tempo dos antepassados tinha credenciais! No tempo de Moisés, no deserto, os “pais” comeram o maná, como está escrito: “Deu-lhes pão do céu de comer” (Jo 6,31). Jesus responde que não foi Moisés que deu o pão do céu, mas sim Aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Jesus alimentou a multidão, mas seus interpelantes não reconhecem esse “sinal”. Ficam raciocinando sobre o pão material: “Dá-nos sempre esse pão”. Então, Jesus diz abertamente o que significava a sua palavra e o sinal que ele realizou no dia anterior: o pão, aquele que desce do céu, é ele mesmo! Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim não terá mais sede” (Jo 6, 35).

         Quem conhece as Escrituras reconhece nestas palavras a proclamação de um discípulo de Isaías, que escreveu no tempo do Exílio babilônico a segunda parte do livro que leva o nome do grande profeta. Em meio à idolatria da Babilônia, esse discípulo dirige o coração dos exilados judeus para o único Senhor, que vale muito mais que o sistema babilônico com seus deuses e vãs ilusões. O que se consegue com os babilônios não vale nada: é pão que não alimenta! Mas quem escuta a voz do Senhor recebe a sabedoria da vida, a Aliança duradoura com Deus, o cumprimento de suas promessas (Is 55,1-3). É isso que Jesus lembra quando fala que ele é o pão da vida e que não sofrerá sede nem fome quem se dirigir a ele.

         Ao celebramos este Décimo Oitavo Domingo do Tempo Comum queremos meditar sobre o valor da Eucaristia em nossas vidas. Hoje também nos alegramos, pois, celebramos o primeiro domingo que agosto. Agosto é o mês das vocações. Neste primeiro domingo de agosto recordamos a vocação sacerdotal. Rezemos muitos por todos os presbíteros de nossa amada Arquidiocese! Que nunca lhes falte o ânimo pastoral e o empenho vocacional! Que Jesus Nosso Senhor envie mais operários para sua messe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here