Cidade do Vaticano
“Testemunho, vidas exemplares e despertar missionário de todos os batizados: são os temas indicados pelo Papa Francisco para as celebrações do Mês Missionário Extraordinário de outubro próximo que viveremos em Villahermosa, no Estado de Tabasco. É o que destaca à agência missionária Fides o secretário da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé no México, Pe. Luis Alberto Castillo Hernández.
“O Mês Missionário Extraordinário é dirigido principalmente aos jovens, àqueles que se encontram interagindo num contexto de secularização da sociedade, não somente nos ambientes escolares, mas também familiares, onde se apresentam obstáculos para a fé deles”, ressalta.
Uma catequese destinada a alcançar todas as realidades
“A Pontifícia Obra para a Propagação da Fé propôs, entre seus projetos, uma catequese que tenha como ponto de partida uma série de reflexões juvenis em chave missionária e que, junto aos responsáveis pela Pastoral da Juventude, seja capaz de poder desenvolver atividades e propostas que aprofundem a fé. Essa catequese é destinada a alcançar todas as realidades e os ambientes seculares. Programamos uma série de ilustrações que possam ter um impacto com as várias realidades”, prossegue Pe. Luis Alberto.
Desenvolver vocação missionária que nasce do batismo
O sacerdote afirma: “Todo jovem é chamado a desenvolver sua vocação missionária que nasce do batismo, com todos os instrumentos à disposição, naturalmente distinguindo entre proselitismo e missão, que parte do testemunho de vida”.
“O projeto de catequese busca não somente anunciar Cristo a quem não o conhece e não frequenta a Igreja, mas também a levar Cristo àqueles que já pertencem à Igreja, isto é, já são batizados, que receberam os Sacramentos, mas que vivem sua fé com uma certa frieza”, insiste ele.
Enfoque especial à “cultura do encontro”
No âmbito do esquema geral das atividades foram propostas iniciativas culturais e laboratórios que ajudam os jovens a interrogar-se sobre elementos específicos da doutrina. Será dado um enfoque especial à “cultura do encontro”, que prevê a participação de influencer e youtuber que falam sobre como ajudar os outros através das redes sociais.
Pe. Luis Alberto convida os jovens a difundir a fé com os recursos presentes em seu contexto, em cada Estado da república mexicana.