Oitava do Natal

     

    O período da oitava do Natal engloba o período entre 25 de dezembro, dia do Natal, até o dia 1º de janeiro. São oito dias em que podemos desejar um bom Natal uns aos outros, é como se cada dia dessa semana fosse natal novamente. Isso acontece porque o Natal é uma solenidade tão importante para nós católicos que não cabe a celebração em um dia só.

    O período da Oitava de Natal é um tempo de graça para nós católicos e termina com a celebração da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus em 1º de janeiro. Esse ano o tempo do Natal em si termina em 8 de janeiro com a festa do Batismo do Senhor e inicia no dia 9 a primeira parte do tempo comum. Dessa forma a Igreja vai seguindo o seu ciclo e nos prepararemos para logo mais, no fim de março, celebrarmos o mistério da Páscoa. Na festa da Epifania (no Brasil, domingo dia 7) iremos proclamar o calendário das festas móveis.

    A Oitava do Natal pode ter sido inspirada pela oitava da Páscoa, em que também se celebra por oito dias a Páscoa, e depois são sete semanas celebrando a Páscoa culminando com a celebração de Pentecostes. A oitava do Natal e o tempo do Natal em si são tempos mais curtos e o tempo Natal conclui-se com a celebração da festa do Batismo do Senhor. A oitava da Páscoa sempre vai de Domingo a Domingo, ou seja, uma semana tendo como centro da solenidade da ressurreição.

    A oitava do Natal recorda a encarnação do filho de Deus, “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. Através do Sim de Maria chegou até nós a salvação e Deus pôde concluir o seu plano de salvação com a humanidade. A oitava da Páscoa recorda ressurreição do Senhor, mas as duas festas, tanto Natal como Páscoa nos apontam para o plano de salvação de Deus por nós e a encarnação de Jesus nos aponta para aquilo que celebraremos mais adiante.

    Dentro do período da oitava do Natal celebramos algumas festas litúrgicas importantes, por exemplo: Dia 26 de dezembro celebramos Santo Estevão Mártir, que defendeu a fé até as últimas consequências. No dia 27 de dezembro celebramos a festa litúrgica de São João Apóstolo e Evangelista que, dentre os quatro evangelistas, é o que mais nos fala das consequências do mistério da encarnação do filho de Deus. No dia 28 de dezembro celebramos a festa litúrgica dos Santos Inocentes, que são meninos de 0 a 2 anos que Herodes mandou matar, achando que um deles fosse o Menino Jesus.

    Ainda dentro da oitava do Natal ainda celebramos, no domingo (quando houver) ou no dia 30 de dezembro, a Festa da Sagrada Família, neste ano, dia 31 de dezembro, justamente culminando o período da Oitava do Natal, e a solenidade de Santa Maria Mãe de Deus será na Segunda-feira, 1º de janeiro.

    A oitava do Natal deve ser vivida de forma intensa por todos nós, se possível participar das missas ao longo dessa semana, pois como dissemos, em cada dia dessa semana temos a celebração de alguma festa litúrgica. E ainda, se cada dia dessa semana é como se fosse um só dia de Natal, então devemos participar da Santa Missa. Se caso não for possível ir à Missa todos os dias, que possamos recorrer a outros meios, como por exemplo rezar o Santo Terço diante do presépio, acender vela em casa e deixá-la iluminada sobretudo com as luzinhas de Natal manifestando a alegria com o nascimento de Jesus.

    Nesse tempo do Natal, sobretudo na oitava, sejamos gratos a Deus por nos ter dado um presente tão grande, contemplemos e adoremos o menino Jesus no presépio, da mesma forma que os pastores fizeram.

    Que esta semana seja de alegria para todos nós, pois Nosso Senhor Jesus Cristo nasceu em vista da nossa salvação. Que ao longo da semana possamos desejar um Feliz Natal para quem encontrarmos. A oitava tem sua finalidade de solenizar a Festa da Encarnação, e esse tempo é marcado pela alegria. Que seja uma semana de alegria, agradecendo a Deus pelo maior presente que recebemos no Natal, que é o nascimento de seu filho.

    Que o nascimento do Emanuel, do Deus conosco, do príncipe da paz, encha a humanidade de fé, de esperança e de paz. Que a alegria do Natal renove em nós a esperança de um mundo melhor, mais justo e fraterno.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here