O Significado da Oração e do Silêncio no Sábado Santo

    A Igreja, nesse Sábado Santo, se recolhe. É um dia voltado para o silêncio e para a oração, se preparando para a grande Vigília Pascal que acontecerá à noite. Não é um silêncio de luto, pois acreditamos que o Senhor não está morto, Ele vive. Temos a certeza de que à noite celebraremos a ressurreição, mas é um silêncio orante e de respeito, pois sabemos que nesse dia o Senhor desceu ao seio da terra.

    Normalmente, no Sábado Santo, acontece a preparação da Igreja para a celebração da Vigília Pascal. Os grupos pastorais se organizam para ornamentar e limpar a Igreja. Esse ano, devido à pandemia da Covid-19, não poderá haver aglomeração, então, somente algumas pessoas farão esse trabalho. E acompanharemos a Vigília Pascal pela TV, rádio e internet, logo mais à noite.

    Durante o Sábado Santo, sobretudo na parte da manhã, pode haver um momento de espiritualidade na Igreja. Aqui no Rio de Janeiro, nós iremos rezar o Ofício das Trevas. Em outros lugares, pode celebrar a meditação da Via Sacra ou uma catequese meditada feita pelo pároco, diácono ou ainda um agente de pastoral, explicando o significado da oração e do silêncio nesse dia e nos introduzindo na espiritualidade que esse dia nos proporciona.

    Nesse Sábado Santo, pode-se fazer um jejum limitado, ou seja, evitando a carne vermelha, que pode ser substituída por carne de peixe. Ainda estamos no espírito da dor pela morte incruenta de Jesus, por isso ainda podemos praticar o jejum. E, em algumas Igrejas, ainda acontece a confissão sacramental, por isso ainda poderemos praticar a penitência. No Sábado Santo, é a última oportunidade para fazermos aquela mudança de vida que a quaresma nos proporciona, para logo mais à noite celebrarmos de coração renovado a Páscoa.

    Esse dia também é conhecido como Sábado de Aleluia, que vem da tradição na Igreja Católica de não dizer “Aleluia” nas missas durante a Quaresma. No fim do Sábado de Aleluia, finalmente se diz Aleluia, para anunciar o início da Páscoa.

    No Sábado Santo, os discípulos tinham ficado muito tristes, pois Jesus estava “morto”, eles não tinham compreendido aquilo que Jesus tinha dito, de que era necessário que o Filho do Homem sofresse tudo aquilo para nos salvar. Apesar de tudo o que vem acontecendo em nossos dias, devido à pandemia da Covid-19, esse dia não deve ser um dia triste ou de solidão, mas um dia alegre, pois logo mais à noite celebraremos a ressurreição de Jesus.

    O Sábado Santo nos lembra que Jesus morreu de verdade, não foi uma farsa. Jesus morreu, assim como todos nós um dia também teremos de morrer. Sua identificação com a humanidade foi completa, até na morte. A sua morte foi necessária para nos salvar e, depois ainda com a sua ressurreição, nos abre um novo caminho, e nos indica que a vida não termina aqui, mas continua ao lado de Deus. Assim como Jesus morreu, mas depois ressuscitou, quem crê nele também morrerá, porém tem a promessa da ressurreição para a vida eterna. A morte não é o fim da história, mas o começo de uma nova.

    A oração e o silêncio nesse dia nos ajudarão a compreender esse mistério da paixão, morte e ressureição de Jesus. O Espírito Santo que depois foi revelado aos discípulos e até hoje acompanha a vida da Igreja, nos impulsiona a todos os anos celebrar o mistério pascal de Cristo. A quaresma é um grande retiro espiritual de 40 dias, que a Igreja nos indica para nos preparar para a Páscoa, e o Sábado Santo como que coroa esse período.

    Irmãos e irmãs, o Sábado Santo, com o jejum e com a oração silenciosa, expressa também nossa inquebrantável esperança na ressurreição final e na segunda vinda do Senhor. A terra, grávida de Cristo, está para dar à luz o Senhor ressuscitado, como primícias da nova criação.

    Em termos litúrgicos, o Sábado Santo vai até as 18h, onde a partir desse momento em algumas comunidades já se começa a celebrar a Solene Vigília Pascal. Pois, segundo as rúbricas e a liturgia, a solene Vigília Pascal deve se celebrar ao anoitecer, pois o Senhor ressuscitou no sábado de madrugada.

    Portanto, irmãos e irmãs, nos preparemos nesse Sábado Santo por meio do jejum e da oração silenciosa para a grande Vigília Pascal que celebraremos logo mais à noite. Que tenhamos a certeza de que durante o dia, o Senhor está no sepulcro, mas à noite, Ele o deixa vazio. Lembrando que esse dia ainda não é momento de fazer festa, algum tipo de comemoração ou trabalho. O Sábado Santo ainda é dia de recolhimento e oração, aproveitemos para rezar pelo nosso país e pelo mundo, que tanto precisam de oração. Rezemos para que em breve toda a população brasileira seja vacinada contra a Covid-19.

    Que a esperança na Ressurreição de Cristo nos traga a expectativa de vivermos dias melhores, com menos mortes devido à Covid-19. Que de fato toda a criação seja “renovada”, a partir da ressurreição de Jesus e possamos estar preparados para viver esse novo normal. Que a nossa oração desse dia seja na esperança de vivermos dias melhores. Que Cristo ressuscitado entre em cada lar e abençoe todas as famílias.

    Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here