O que suas distrações na oração dizem sobre você?

As distrações interiores durante a oração são um obstáculo difícil de superar e muitas vezes podem revelar mais sobre o estado da nossa alma.

Normalmente, quando a maioria de nós tenta orar, somos bombardeados por várias distrações, tanto internas quanto externas.

As distrações externas são mais fáceis de controlar, pois geralmente envolvem desligar o rádio, silenciar o celular ou ir para um local mais isolado. Em contraste, as distrações internas são mais difíceis de lidar, pois geralmente vêm da nossa própria mente divagante.

O Catecismo da Igreja Católica descreve este obstáculo comum à oração:

A dificuldade habitual na oração é a distração. Pode afetar as palavras e seu significado na frase vocal; Pode dizer respeito, mais profundamente, àquele a quem rezamos, na oração vocal (litúrgica ou pessoal), na meditação e na oração contemplativa.

CIC 2729

Como combater as distrações durante a oração

web-web-pray-Jan Smith-cc – é

O Catecismo explica ainda que “Procurar distrações seria cair na armadilha delas” ( CIC 2729 ).

O que isto significa é que não devemos desviar conscientemente a nossa atenção destas distrações, pois então ficaremos ainda mais distraídos. Pelo contrário, o Catecismo afirma que estas distrações revelam mais sobre o estado da nossa alma do que qualquer outra coisa:

Com efeito, uma distração revela-nos aquilo a que estamos apegados, e esta consciência humilde diante do Senhor deve despertar o nosso amor preferencial por Ele e levar-nos a oferecer-Lhe resolutamente o nosso coração para que Ele o purifique. Existe a batalha, a escolha daquilo que amo servir.

CIC 2729

Peça ajuda para lutar

Esta revelação pode ser difícil de discernir, e seria sensato consultar um diretor espiritual para descobrir adequadamente o que estas distrações revelam sobre nós mesmos.

No entanto, pode ser verdade que nossos corações estejam muito apegados à agitação do dia a dia do que a Deus.

Poderíamos estar muito preocupados com a lista de compras ou com as diversas atividades das quais nossos filhos ou netos participam depois da escola.

Ou podemos estar muito viciados nos vários aplicativos do nosso telefone e estamos mais interessados ​​no que nossos amigos postam no Facebook do que no que Deus está tentando nos dizer durante a oração.

Uma dica útil…

Quaisquer que sejam as distrações que estamos lutando para superar, pode valer a pena anotá-las e ver se há um padrão. Se houver, nosso coração pode não estar no lugar certo e Deus precisa primeiro nos purificar para que possamos estar mais focados Nele durante a oração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here