O caminho da conversão quaresmal

    O tempo da Quaresma é um tempo propício para a conversão, ou seja, mudar “velhos hábitos” para dar espaço a novos. Abandonar a vida de pecado e aproximar mais de Deus. O itinerário quaresmal nos indica iniciar a Quaresma de uma maneira e terminá-la de outra. A cada Páscoa o nosso coração deve se renovar e se encher de esperança numa vida melhor.

    Nada melhor do que trilharmos esse caminho de conversão junto com a nossa família, já nos diz o livro de Josué: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Cf Js 24,15). A nossa família pode ser um modelo de oração e exemplo de fé e união para as outras famílias, da mesma forma que todas as famílias são convidadas a seguir o exemplo da família de Nazaré.

             O caminho de conversão que a nossa família é convidada a trilhar passa, sobretudo, pelo viés da oração e depois advém as outras virtudes. Durante essa Quaresma, junto com a nossa família, podemos colocar em prática as três observâncias quaresmais. Como já dissemos, o viés que deve pautar a família é a oração. É importante criar momentos de oração em família, pedindo que a nossa família e a de nossos amigos tenham um coração convertido.

             Seguindo as observâncias quaresmais, a nossa família pode praticar a penitência, criando formas e maneiras de nos aproximarmos mais dos sofrimentos de Cristo. Podemos em alguns dias da Quaresma assistir menos televisão, ficar menos na internet, acessar menos as mídias sociais, procurar conversar mais em família e criar momentos de oração.

             E por último, a nossa família como prática de um caminho de conversão, pode observar o jejum. Evitando comer carne vermelha, sobretudo na Sexta-Feira Santa e nas sextas-feiras da Quaresma, como é tradição, ou retirando algum outro alimento que comemos em excesso, como por exemplo o doce, refrigerante e algum outro alimento que nos faça sentir falta e voltando a comer na Páscoa.

             Mas o jejum não necessariamente precisa ser de algum alimento, podemos fazer o jejum da televisão, da internet, das mídias sociais, da maldade que muitas vezes é disseminada, do videogame. Podemos sobretudo praticar o jejum da “língua”, que muitas vezes usamos a nossa “língua” para falar mal dos outros, para ferir e apontar os defeitos do próximo.

    Por isso, um jejum que pode ser bem observado por nós e nossa família nessa Quaresma é o jejum da “língua”, pois devemos usar a nossa “língua” para louvar o Senhor e agradecê-lo por nos ter dado a nossa família. Podemos usar a nossa língua para rezar por tantas necessidades que temos, como saúde, paz e união. E devemos rezar não somente por nossa família, mas pelas famílias do mundo inteiro.

             Agindo dessa maneira, trilharemos junto com a nossa família um caminho de conversão e de sincero arrependimento de nossos pecados e poderemos celebrar jubilosos a festa da Páscoa. É importante chegarmos às festas pascais com a sensação de um coração convertido ao Senhor, pois algo Ele mudou em nós. E se Ele mudou é porque nós deixamos com que Ele agisse em nossa vida e na da nossa família e abrisse um caminho de conversão.

             Existem os subsídios de oração, como por exemplo a liturgia diária que trazem orações especiais para a Quaresma e que podem pautar a nossa vida e a da nossa família nessa Quaresma. Podemos rezar juntos a Via Sacra às sextas-feiras, ou todos os dias de manhã ou a noite meditarmos a Palavra de Deus, através do Evangelho do dia. Temos também os textos para os círculos bíblicos elaborados pela nossa Arquidiocese.

             Que a Eucaristia nos guie nessa caminhada quaresmal, pois todas as vezes que participamos da Eucaristia e comungamos, estamos celebrando a paixão, morte e ressurreição de Jesus. E se trazemos o Senhor dentro de nós, através da Eucaristia, só poderemos transmitir palavras boas, que edifiquem os nossos irmãos e irmãs.

             Por fim, uma outra prática de conversão que nós e nossa família podemos observar é a caridade. A caridade é fruto do jejum que praticamos, ou seja, se deixamos de comer carne vermelha durante a Quaresma, ou tiramos algum outro alimento, podemos doar para alguma instituição de caridade aquele alimento que nos privamos na Quaresma. Ainda podemos doar roupas, sapatos, enfim, algo que possa suprir a necessidade de alguém. Dessa maneira, trilharemos junto com a nossa família um caminho de conversão.

    Que essa Quaresma ajude a nós e a nossa família a trilhar um caminho de sincera conversão e que através da penitência, oração e jejum, possamos viver intensamente a Quaresma e celebrar com júbilo as festas pascais.

    Que Deus nos abençoe e nos dê a perseverança necessária para não cairmos em tentação. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here