Nossa Senhora de Lourdes, intercessora dos doentes

    Celebramos hoje, dia 11 de fevereiro de 2023, a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, intercessora de todos os enfermos. É a mesma mãe de Jesus, só que onde Ela aparece recebe um título especial e, por trás de cada aparição, tem um sentido e busca atender uma necessidade da humanidade. As outras devoções relacionadas a Nossa Senhora e mais conhecidas por nós são: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Fátima, entre outras.

    Nossa Senhora de Lourdes é cultuada por cristãos de diversas partes do mundo, sobretudo, os enfermos e desempregados. Nossa Senhora de Lourdes se tornou a padroeira dos doentes, pois tudo o que pedirmos a mãe de Jesus, ela atende. Se tem algum enfermo em casa ou na família, confie à Nossa Senhora para que ela interceda junto ao seu filho Jesus por aquela pessoa enferma.

    A aparição de Nossa Senhora em Lourdes deu-se no ano de 1858. Ela apareceu por 18 vezes nas cercanias de Lourdes, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Bernadette, hoje canonizada e conhecida como Santa Bernadette. Santa Bernadette deixou um escrito sobre as aparições de Nossa Senhora, que constam também no Ofício das Leituras.

    Nesse escrito, Santa Bernadette conta que em certo dia foi com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Elas ouviram um barulho como que de troncos de arvores se mexendo, mas não viram nada. Santa Bernadette levantou a cabeça e avistou a gruta e viu uma senhora vestida de branco. A imagem que Bernadette viu é semelhante a que conhecemos hoje, Nossa Senhora estava com um vestido branco, uma faixa azul na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que ela trazia. Nas duas primeiras aparições, Nossa Senhora não falou nada, somente na terceira perguntou à Santa Bernadette se ela poderia voltar ali durante 15 dias. Bernadette fez como Nossa Senhora havia pedido e, durante 15 dias, voltou à gruta. Nossa Senhora lhe apareceu todos os dias, com exceção de uma segunda e de uma sexta-feira. Nossa Senhora pediu que Bernadette fosse até os sacerdotes e pedisse para construir uma capela em honra a ela naquele local. Nossa Senhora também pediu que ela fosse se lavar na água da gruta e rezasse pela conversão dos pecadores. Nossa Senhora não disse à Bernadette quem era nas 14 primeiras aparições, mas apenas sorria para a menina. Finalmente, no último dia, com os braços e olhos erguidos para o céu, disse que era a Imaculada Conceição.

    Nessa aparição, em especial, Nossa Senhora pede o essencial para que toda a humanidade possa ser feliz, a conversão dos pecadores. A humanidade só será feliz completamente se todos se converterem para Deus. O que Deus deseja é a conversão dos pecadores. Ele quer salvar a todos e não condenar e nem julgar. Hoje em dia, mais do que nunca, é necessário rezar para que muitos corações se convertam a Deus e a humanidade possa viver em paz. As guerras, as injustiças e a violência só acabarão quando as pessoas se voltarem para Deus. Como seria bom se Nossa Senhora aparecesse hoje e pedisse que o coração de muitas pessoas voltasse para Deus.

    Rezemos a Nossa Senhora de Lourdes para que a humanidade tenha mais paz e cesse a violência. Nos últimos anos, o mundo está em constante guerra, primeiro a guerra contra a pandemia da covid-19, depois a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e, ainda, sob a ameaça de outros países fazerem aliança, seja com um lado ou com o outro e a guerra ficar maior ainda. E a guerra da violência diária em nossas cidades. Infelizmente, as pessoas estão longe de Deus e não colocam em prática o principal mandamento da lei que é o amor a Deus e ao próximo. Peçamos à Nossa Senhora que interceda pela humanidade e que muitos corações se voltem para Deus.

    A aparição de Nossa Senhora de Lourdes aconteceu quatro anos após a proclamação do dogma da Imaculada Conceição. Aos poucos, a devoção a Nossa Senhora de Lourdes foi crescendo e até hoje muitas pessoas acorrem ao seu Santuário. Muitos milagres aconteceram e muitos outros continuam a acontecer. Rezemos para que Nossa Senhora faça ainda mais milagres e a humanidade possa viver tempos de paz.

    Nesse dia 11 de fevereiro, recomendemos à Virgem Maria todos os enfermos e que por intercessão dela muitos possam encontrar a cura de suas enfermidades. Esse dia é o Dia Mundial dos Enfermos, ou seja, somos convidados a rezar não só pelos doentes de nossa família, mas pelos doentes do mundo inteiro. Que todos os povos tenhas condições de saúde digna e possam ser bem atendidos nos hospitais locais.

    Celebremos com alegria a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes e que por intercessão dela possamos viver tempos de paz. Que possamos ser confortados através de sua presença materna e, se perdemos algum ente querido por motivo de doença, que tenhamos a certeza de que um dia reencontraremos essa pessoa na eternidade junto com Nossa Senhora.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here