SÃO MARCOS, EVANGELISTA

    “Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosíssima assembleia a orar” (Atos 12,12)

             Hoje, 25 de abril, celebramos com alegria a festa do Evangelista São Marcos, aquele com o Evangelho mais antigo escrito por volta dos anos 60 d.C. Onde este jovem cristão assumiu bem cedo o chamado a missão, em que, desde pequeno pode presenciar momentos ímpares na vida de Jesus e seus discípulos.

             São Marcos fazia parte de uma das primeiras famílias cristãs sendo sua mãe Maria de Jerusálem e sobrinho de São Barnabé. Segunda a tradição, a casa de São Marcos teria acontecido eventos importantes e narrados nos Evangelhos como a Santa Ceia celebrada por Jesus e o Pentecostes, onde inicia-se a Igreja Católica.

             São Marcos foi batizado pelo Apóstolo São Pedro em que através do grande convívio obteve inspiração para escrever o Evangelho, “o intérprete de Pedro” (Pápias, + 130). “Marcos, intérprete de Pedro, escreveu exatamente tudo aquilo de que se lembrava. Escreveu, porém, o que o Senhor disse ou fez, não segundo uma ordem. Marcos não ouviu diretamente o Senhor, nem o acompanhou; ele ouviu são Pedro, que dispunha seus ensinamentos conforme as necessidades”(https://www.paulus.com.br/portal/santo/sao-marcos-evangelista-2/#.XqIbZ2hKjIU – acesso em 23 de abril de 2020). Também, São Marcos fez um belíssimo trabalho de evangelização em lugares onde fundou comunidades como Chipre, Egito e Alexandria, onde neste último lugar, conforme a tradição, ele foi martirizado após ser arrastado com cordas ao pescoço pelas ruas de Alexandria.

             Em seu Evagelho, está um dos versículos mais curiosos de toda a Bíblia: “E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol, fugiu nu” (Marcos 14,51-52). Acredita-se que seja algo marcante para o autor sagrado, por isto, ele colocou tal acontecimento. E, também, acredita-se que este jovem seria o próprio São Marcos.

             São Marcos é simbolizado com o leão aos seus pés, onde tal representação deve-se ao seu Evangelho onde tem como ponto de partida a passagem de São João Batista: “uma voz que clama no deserto” (Marcos 1,3), pois naquela época era corriqueiro ouvir fortes rugidos dos leões no deserto (https://www.a12.com/jovensdemaria/artigos/crescendo-na-fe/7-curiosidades-sobre-o-jovem-e-evangelista-sao-marcos – acesso em 23 de abril de 2020).

             Sejamos missionários e propagadores da Palavra de Deus assim como o Evangelista São Marcos, tão jovem e tão dedicado ao serviço da Evangelização. Que São Marcos intercessada por Deus a nós a fim de permanecermos fiéis a Palavra do Altíssimo

    Saudações em Cristo Ressuscitado! Jesus Cristo Ressuscitou verdadeiramente, Aleluia, Aleluia!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here