Nasceu-nos uma mãe: Maria

    Dentro da liturgia católica, muitos homens e mulheres são venerados por seus grandes feitos que marcaram a vida de muitas pessoas. Essas pessoas assumiram para si o projeto de Deus para chegarem à santidade, ou melhor, lhes foram abertos os tesouros da graça de Deus, como a oração da coleta nos diz.

    A mais agraciada de todas essas pessoas, sem dúvida nenhuma, foi a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Maria Santíssima. Esta festa, portanto, nos recorda e nos estimula no hoje da história a ser o que somos a partir de Deus. Recorda que somos criados para uma vida plena no amor, e nos estimula para que esse desejo de Deus seja por nós correspondido no empenho por um viver tão amoroso que nos torna inabaláveis. A partir do amor e no amor, podemos experimentar que não existe fracasso, rancor e angústia que não possam se transformar em vida. Também para nós a vida assunta por Deus não é um prêmio a receber no futuro pela boa conduta, mas a acolhida de um dom de amor de Deus Pai/Mãe que não quer que nenhum de seus filhos pereça.

    Celebrar a Festa da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria, onde a liturgia deste dia ressitua constantemente a Nossa Senhora em relação à luz: se Cristo é “o Sol da justiça”, Maria é a aurora, a estrela que precede o sol, o ponto de partida, o seio da encarnação divina. Pelo que a história salvífica tem um proêmio, e esse proêmio chama-se sem dúvida Maria, como diz a oração que é rezada na coleta da missa da festa.

    Celebrar a Natividade de Maria de Nazaré é no fundo, celebrar a Maria da história, menina que Deus amou e escolheu para Mãe de Jesus o Filho de Deus, como canta o padre Zezinho em sua canção. É um convite à vida oculta com Maria em Cristo, e com Cristo em Deus. Feliz quem Deus conduz através das circunstâncias, pelo caminho da humildade, da simplicidade, longe de tudo que brilha aos olhos humanos! Depois do Natal de Jesus, nenhum outro nascimento foi tão importante aos olhos de Deus e tão precioso para o bem da humanidade quanto o de Maria, entretanto, tal evento permanece na sombra. Ninguém o registrou, nada falam dele nas Sagradas Escrituras. No silêncio, desaparecem as origens de Nossa Senhora, assim como no silêncio desapareceu toda a sua vida.

    A Natividade de Maria é o grandioso acontecimento envolto em profunda humildade. Por isso, ela nos mostra que quanto mais quisermos crescer aos olhos de Deus, tanto mais humildes, simples, despretensiosos havemos de ser, e tanto mais nos ocultar aos nossos olhos e aos olhos dos outros!

    Numa das opções para a primeira Leitura desta festa (Rm 8,28-30) Paulo diz que “tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus” (Rm 8,28). Estamos amando a Deus? Se a resposta é positiva, qual a intensidade desse amor? Imagine quantas coisas podem ser alvo do nosso amor durante a vida. Temos nossa família, nosso emprego, produtos que consumimos e até pessoas que admiramos. Tudo isso é importante e faz parte das nossas experiências nesse mundo, mas nada deveria ter um lugar maior do que Deus em nossa vida.

    Quando acolhemos o de Deus com todo o coração, alma e pensamento, é muito difícil sermos abalados pelas adversidades da vida. As coisas deste mundo acabam não nos afetando tanto, porque nos tornamos plenamente satisfeitos n’Ele. Esse processo acontece quando entendemos o amor d’Ele por nós, a importância do sacrifício que Ele fez e que podemos ter esperança de uma vida eterna.

    É desse amor que nasce Maria! Ela o ama e Ele também é apaixonado por esta serva perfeita e única. Maria depositou em Deus sua confiança e o seu coração.

    Quando falamos de amor, não é só da vida que devemos também olhar e sim para a nossa plenitude, quando assim o Senhor nos convidar ao seu convívio. Celebrar a Festa da Natividade da Virgem Maria é celebrar juntamente duas realidades: o da “plenitude dos tempos” e a do “consolo”, benefícios trazidos por Maria. Nesta festa, o tema da “luz” aparece constantemente: “A sua imagem é luz para todo o povo cristão” (antífona do ofício das leituras); “No mundo se acendeu uma luz por ocasião do nascimento da Virgem”. “De ti nasceu o sol da justiça”. E com o tema da luz, obviamente, vem o da alegria: “Com fé e com alegria celebremos o nascimento da Virgem Maria”; “Toda a criação cante de alegria, exulte e participe da alegria deste dia”; “Com alegria celebremos o nascimento de Maria”; “O teu Natal, ó Mãe de Deus, alegrou o mundo inteiro” (antífonas das Laudes). Luz e alegria representam o nascimento de Maria. Neste dia, surge a hora querida por Deus, a plenitude do tempo, o começo da luz, a aurora da salvação: “Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus chamado Cristo” (Mt 1, 16).

    Não podemos falar Jesus, de sua origem e de sua história, sem olhar para Maria. Nota-se na vida litúrgica da Igreja, que jamais vamos encontrar alguma celebração do nascimento dos santos, exceto São João Batista, mas sim celebramos o dia da morte dos Santos, comumente chamado: dies natalis, dia de nascimento para o céu. Quando se trata, porém, da Virgem Maria, mãe do Salvador, manifesta expressamente o paralelismo perfeito existente entre Cristo e a Mãe. Por isso, como celebramos a concepção de Jesus a 25 de março, e o seu nascimento a 25 de dezembro, também celebramos a 8 de setembro o nascimento de Maria e a 8 de dezembro a concepção da Virgem; tal como é celebrada a ressurreição e a ascensão de Jesus, igualmente celebramos a assunção e a realeza da Virgem Maria.

    Peçamos hoje a Maria a graça de sermos e vivermos uma vida simples e humilde como ela foi e viveu. Que nos ensine suas disposições interiores nos grandes e pequenos momentos de sua vida tão rica e tão decisiva para a humanidade. Queremos enfim, aprender a cada dia mais o jeito de Maria de Nazaré, pois celebramos com alegria o nascimento da Virgem Maria: por ela nos veio o Sol da justiça, o Cristo, nosso Deus. Que o Deus de amor e de bondade nos abençoe e proteja, por intercessão da Virgem Maria, hoje e sempre.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here