Na paciência de Deus busquemos a conversão e arrependimento!

    Caros irmãos e irmãs em Cristo,

    Chegamos na metade do tempo da Quaresma com a celebração do 3º Domingo da Quaresma, quando vamos refletir sobre o convite de Deus à conversão e ao arrependimento. Neste período de preparação para a Páscoa, somos convidados a olhar para nossas próprias vidas com sinceridade e humildade, reconhecendo nossas fraquezas e pecados, e buscando a misericórdia e o perdão de Deus.

    O Evangelho deste domingo nos apresenta a parábola da figueira estéril, encontrada em Lucas 13, 6-9. Nesta parábola, Jesus conta a história de uma figueira plantada em uma vinha que não dá frutos. O dono da vinha decide cortá-la, mas o jardineiro pede mais uma chance para adubá-la e cuidar dela. Essa parábola nos lembra da paciência de Deus para conosco e de sua misericórdia, mesmo quando somos infrutíferos em nossas vidas espirituais.

    Assim como a figueira estéril, podemos nos encontrar em uma situação de esterilidade espiritual, onde nossas ações e atitudes não refletem os valores do Reino de Deus. Podemos nos afastar do caminho da verdade e da vida, seguindo nossos próprios desejos e prazeres, em vez de buscar a vontade de Deus.

    No entanto, as Escrituras nos asseguram que Deus é um Deus de misericórdia e perdão. Em Isaías 55,7 lemos: “Abandone o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.” Assim como o proprietário da vinha dá à figueira mais uma chance, Deus nos dá a oportunidade de nos arrependermos e de nos convertermos de nossos caminhos errados.

    Neste tempo de Quaresma, sejamos como a figueira que, ao ouvir o apelo do proprietário da vinha, decide mudar seu curso e dar frutos. Sejamos diligentes em nossa busca por uma vida mais santa e justa, renunciando ao pecado e abraçando o Evangelho de Cristo.

    Que possamos aproveitar este tempo de Quaresma para examinar nossas vidas, para nos arrependermos sinceramente de nossos pecados e para nos reconciliarmos com Deus e com nossos irmãos e irmãs. Que possamos nos abrir ao poder transformador do Espírito Santo, para que possamos ser renovados em nosso compromisso com o Reino de Deus e nos tornarmos verdadeiras testemunhas do seu amor e da sua graça neste mundo.

    Que Deus nos conceda a graça de uma verdadeira conversão de coração neste tempo santo da Quaresma, para que possamos celebrar a alegria da Páscoa com corações renovados e cheios de gratidão. Amém.

    Que Deus abençoe a todos nós neste 3º Domingo da Quaresma e nos conceda a graça de uma verdadeira conversão de coração. Amém.

     

    +Anuar Battisti
    Arcebispo Emérito de Maringá (PR)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here