Missa do Crisma

    Quinta-Feira Santa de Manhã na Catedral

    “Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor” (Sl 88/89)

    A Quinta-Feira Santa é um dia muito especial para a Igreja, pois além de ser o dia da instituição da Eucaristia, onde a missa da noite inicia o Tríduo Pascal e é celebrada na cor litúrgica branca e em caráter festivo, pois Deus se deu em alimento a nós, pela manhã a Igreja celebra a missa dos santos óleos, onde se abençoa os óleos do Batismo e dos Enfermos e se consagra o óleo do Crisma. Esses óleos serão usados ao longo do ano até a Páscoa do próximo ano. Nessa missa dos santos óleos é também um dia festivo para os sacerdotes, pois nessa missa todos os presbíteros renovam as promessas feitas no dia da ordenação. Do mesmo modo que todos os fiéis renovam as promessas do batismo na vigília do Sábado Santo.

    As duas celebrações da quinta-feira santa têm estreita ligação: na missa da manhã fecha período quaresmal e a partir da tarde/noite inicia-se o Tríduo Pascal. Pela manhã agradecemos os ministros ordenados que agem na pessoa de Cristo e consagram a Eucaristia para nós, e à noite agradecemos por Nosso Senhor ter deixado o seu memorial do Corpo e Sangue para nós.

    Convido a quem puder participar dessa missa e rezar nesse dia por todos os sacerdotes para que se mantenham fiéis ao chamado que Deus lhes fez. Os sacerdotes precisam de muita oração para continuar a missão. O padre não se mantém sozinho, precisa da ajuda do povo, sobretudo a ajuda que advém da oração. A divulgação de notícias negativas nos fazem ainda mais rezar para que ninguém desanime com as pressões que ocorrem nestes tempos tão confusos. Rezemos para que muitos jovens se sintam atraídos e chamados a abraçar a vocação sacerdotal e que o clero seja mais unido e um possa ouvir o outro, para que dessa forma possam com renovado ardor continuar a árdua missão de servir a todos.

    Estamos no ano da oração, em preparação ao Jubileu da Esperança do próximo ano, aproveitemos que estamos no ano oração e rezemos por todos os sacerdotes, e por cada fiel para que possa acima de tudo respeitar o sacerdote. Lembremos sempre que o presbítero está a serviço de todo o povo, ele é padre da Igreja, e não está serviço a uma pessoa em particular, e não é de uma paróquia só, mas está para servir toda a Arquidiocese e todo o povo de Deus. Em nossa arquidiocese estamos em pleno II Sínodo Arquidiocesano com o tema das missões. Grande é a missão de ser viajor que espalha esperança no mundo.

    A quinta-feira santa é um dia especial para o padre, pois além de renovarem as promessas sacerdotais é o dia da instituição da Eucaristia e é por meio dos sacerdotes que a Eucaristia chega até todo o povo. Esse é um dia para que todos os sacerdotes se sintam felizes, pertencentes a Igreja, e renovem as promessas realizadas no dia da ordenação. Comemoramos o Dia do Padre é em 4 de agosto, por ser o dia de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes. A Quinta-Feira Santa é um dia de alegria para toda a Igreja, pois agradecemos o dom da Eucaristia e a vocação de todos os sacerdotes. Dia de renovação de nossa vida sacerdotal.

    Algumas dioceses por questão de calendário, extensão territorial ou divisões regionais, celebram essa missa em outro momento dentro da Semana Santa, mas na maioria dos casos essa missa é celebrada na quinta-feira santa de manhã. Peçamos na Santa Missa que o Espírito Santo de Deus renove a Igreja e encoraje todos os sacerdotes para a missão diária. Que o Espírito Santo que vai consagrar os santos óleos faça surgir novos fiéis vocacionados e que esse mesmo Espírito Santo faça com que a Igreja continue a sua missão.

    Essa Missa é celebrada pelo Bispo Diocesano, pois os sacerdotes renovam perante ele as promessas sacerdotais feitas no dia da ordenação, e o Bispo consagra o óleo do Crisma que será usado não somente nas celebrações de Crisma, mas nas ordenações presbiterais e episcopais, além da consagração do altar e dedicação das igrejas. É um dia de grande festa e júbilo, pois o clero se reúne perante o seu Bispo, que é o pastor e guia daquela Diocese.

    A primeira leitura dessa missa é do livro do profeta Isaías (Is 61, 1-3a.6a.8b-9), o profeta diz que o Espírito Santo o conduz para a missão e para anunciar aos doentes, presos, marginalizados e todo o povo a Palavra de Deus. Por meio do Espírito Santo é possível proclamar o ano da Graça do Senhor. Essa profecia de Isaías tem pleno cumprimento na vida de Jesus, e os sacerdotes devem refletir o rosto de Cristo nos dias de hoje.  O Espírito Santo vai abençoar e consagrar nessa missa os óleos que serão usados ao longo de todo o ano, e no Sábado Santo esse mesmo Espírito abençoara as águas do batismo e consagrará o círio pascal que vai ser usado ao longo de todo o ano. Que pela ação do Espírito Santo esse ano possa ser um ano da graça do Senhor. Os sacerdotes têm as “mãos ungidas” com esse mesmo Espírito e devem abençoar o povo em nome de Deus.

    O salmo responsorial é 88 (89), o refrão do salmo diz: “Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, que possamos sempre cantar o amor de Deus, seja em nosso tempo presente aqui na terra até a eternidade. O Senhor escolheu a Davi e o ungiu com o óleo, para que a força do Senhor estivesse com ele. O mesmo acontece com os sacerdotes, são ungidos com o óleo no dia de sua ordenação para que recebam de Deus a força necessária para realizarem a sua missão.

    A segunda leitura dessa missa é do livro do Apocalipse de São João (Ap 1, 5 -8), nessa leitura João começa constatando o fato da ressurreição de Jesus e que do céu Ele intercede por todos nós. Ele é o sumo sacerdote e todos os sacerdotes agem in “persona Christi”, tudo deve ser direcionada para Ele. João ainda diz que devemos estar preparados para o dia vinda do Senhor, todos o verão e o contemplarão. Jesus é o Alfa e o Ômega e existe desde sempre e para sempre.

    O Evangelho dessa missa é de Lucas (Lc 4, 16 -21), em Jesus se cumpre a profecia de Isaías, se concretiza aquilo que ouvimos na primeira leitura dessa missa. Nesse Evangelho Jesus apresenta o seu programa de vida, ou seja, diz o porquê Ele veio nessa terra e assumiu a condição humana. Tudo aquilo que Jesus diz nesse Evangelho se cumpriu em sua vida e deve se cumprir na vida de todo os sacerdotes nos dias de hoje. O sacerdote deve ser sinal de esperança na vida dos fiéis. Jesus coloca em prática a missão para a qual foi chamado, os sacerdotes hoje devem fazer o mesmo.

    Tudo aquilo que o padre prometeu no dia de sua ordenação e que nessa missa fará a renovação das promessas deve colocar em prática ao longo de sua vida sacerdotal. O padre deve ser exemplo para a comunidade e do mesmo modo que Jesus deve pregar como quem tem autoridade, ou seja, deve colocar em prática aquilo que prega. O padre não deve fazer distinção de pessoas, mas deve amar a todos de maneira igual, um amor que vem de Deus, sem esperar nada em troca.

    Após o Evangelho acontece a renovação das promessas sacerdotais, são perguntas que o Bispo dirige aos sacerdotes e eles respondem: “Quero”. O Bispo pede ainda para que todos os fiéis rezem pelos padres e por ele também. Que todo o povo de Deus os ajude em sua missão. Depois das preces dos fiéis, acontece a benção dos óleos dos enfermos e catecúmenos e a consagração óleo do Crisma.

    Neste dia santo quero levar meu abraço a todos os sacerdotes, tanto os de que estão próximos como os que estão distantes, agradecendo pelo empenho e unidade de todos, porém, em especial aqueles que vivem em situação perigosa ou continuam exercendo o ministério mesmo com muitas dificuldades, mesmo de saúde, mas também, particularmente, para aqueles que estão privados do exercício do seu ministério nas diversas circunstâncias. O relacionamento entre o Bispo Diocesano e o seu presbitério é de paternidade espiritual a exemplo de Cristo, o Bom Pastor! Estamos próximos de todos.

    Rezemos por todos os padres neste dia santo e lembremos que a Eucaristia faz a Igreja e a Igreja vive da Eucaristia!

    Celebremos com alegria esse dia dedicado aos queridos sacerdotes e que eles continuam caminhando sempre tendo à frente à luz do Espírito Santo, para guiá-los nos momentos de dificuldade. Rezemos para que todos os sacerdotes sejam fiéis ao chamado que Cristo lhes fez e peçamos ao Senhor da messe novos operários para a messe, pois a messe é grande e os operários são poucos.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here