Maria, mulher eucarística

    (TEMA DO CÍRIO DE NAZARÉ/2015
    E TEMA PARA REFLEXÃO NO TEXTO-BASE DO XVII CONGRESSO  EUCARÍSTICO NACIONAL)

    “Cristo Senhor, ao reconhecer-te no partir do Pão, fazer arder nossos corações para que, do Altar da Eucaristia, nasça um novo ardor missionário em nossa pátria” (Trecho da Oração do XVII Congresso Eucarístico Nacional)
    A Arquidiocese de Belém será no período de 15 a 21 de agosto, a Capital Eucarística de nosso país, acolhendo pessoas de todas as regiões brasileiras.
    Desejamos que brotem rios de água viva na Igreja particular da Amazônia e em toda a nossa Igreja brasileira, para alcançar de modo especial as pessoas mais afastadas. Da Eucaristia bem celebrada e vivida brote um povo missionário, Igreja “em saída, como nos propõe o Papa Francisco”.
    O texto-base do XVII Congresso Eucarístico Nacional faz reflexões teológicas e pastorais com o intuito de fazer memória, explicar e enriquecer o coração das pessoas a fim de se prepararem com maior espiritualidade para o grandioso evento.
    Entre as reflexões, o capítulo 5 do texto-base ressalta a figura de Maria. Ela que foi a primeira discípula de seu próprio Filho, há de guiar os cristãos com seu exemplo, sua disponibilidade, sua ternura.
    Na Eucaristia, cada fiel é chamado a acolher a luz da Palavra, como o fez Maria de Nazaré. Ninguém melhor do que ela para servir-nos de apoio e guia diante do Mistério da Fé, que é a Eucaristia. Quando repetimos o gesto de Cristo na Ultima Ceia, cumprimos seu mandato: “Fazei isto em memória de mim”; ao mesmo tempo, acolhemos o convite de Maria a obedecermos a seu Filho sem hesitação: “Fazei tudo o que ele vos disser”.
    O exemplo e a intercessão de Nossa Senhora nos fazem agradecidos a Deus por todos os dons que nos foram concedidos. Com Maria, participamos do Mistério da Redenção.
    Vivemos uma profunda crise de esperança. A Eucaristia desperta justamente nos cristãos o sentido da vida futura, antecipada no mundo novo que ela inaugura. A Virgem Maria é exemplo vivo e perfeito da participação autêntica na Nova Aliança selada com o sangue de Cristo.
    Que Maria abençoe o Brasil e impulsione os participantes do Congresso da Amazônia para que brote em todo o povo de nossa pátria a fé no Reino da fraternidade, do amor e da paz.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here