XVII Congresso Eucarístoco Naciocal

    No quarto centenário do início da Evangelização da Amazônia e a fundação da cidade de Belém, com o nome da Santa Maria de Belém do Grão Pará, a Arquidiocese de Belém realizará o XVII Congresso Eucarístico Nacional.
    O evento acontecerá em uma semana, de 15 a 21 de agosto e tem como tema: “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e o lema, extraído de São Lucas, 24-35, é: “Eles o reconheceram no partir do pão”, que pertence à narrativa que conta a passagem sobre os discípulos de Emaús, que encontraram Jesus ressuscitado sem o reconhecer, pois Ele havia sido morto na cruz. Caminharam lado a lado com Jesus. Estavam tristes e temerosos e Ele os animava, relembrando passagens da Escritura e explicando-lhes o significado dos acontecimentos. Contudo, eles só o reconheceram quando, ao chamá-lo para cear com eles, viram-no partir o pão tal como Jesus o fazia entre os discípulos.
    O objetivo da Arquidiocese de Belém é tornar visível para todo o país a força da Eucaristia e a Ação Missionária na Amazônia.
    O Congresso Eucarístico quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia e desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus.
    O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881, em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fieis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard, aquele que criou a tradição do Santíssimo Sacramento constantemente exposto em algumas igrejas no mundo, para adoração perpétua. Esse primeiro Congresso foi uma celebração solene da qual participaram fieis e bispos de vários países da Europa. De lá para cá, outros países quiseram repetir a bela iniciativa. É uma maneira de reafirmarmos nossa certeza de vida eterna para além dos horizontes de nossa história.
    No Brasil, já foram realizados dezesseis Congressos Eucarísticos. O primeiro foi em 1933, em Salvador, BA. O XVI Congresso Eucarístico Nacional realizou-se em Brasília, em maio de 2010.
    Estamos certos de que o discípulo missionário de Jesus Cristo se alimenta do Pão Eucarístico para que possa fortalecer-se na fé, na esperança e na caridade, e não desfaleça por causa das dificuldades do caminho.
    A programação do congresso da Amazônia é extremamente rico em espiritualidade. Depois da Missa de Abertura, houve Missa com a Primeira Eucaristia Nacional das crianças da Arquidiocese e Missa com a Juventude. Haverá procissões eucarísticas, envolvendo as paróquias e, em todas elas, Adoração Eucarística e Vigília; caminhada para o Portal da Amazônia, Procissão Fluvial e Exposição de arte sacra, artesanato e oficinas temáticas.
    Belém é palco de uma semana muito iluminada pelo Espírito Santo e muito abençoada para todos os que puderem de alguma forma, ter a alegria de participar.
    Achamos a possibilidade de benefícios na realização de uma Olimpíada quando visa entendimento e compreensão entre os povos, mas um Congresso Eucarístico Nacional, nos moldes do Congresso da Amazônia, levando em conta o Ano da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco, será ocasião para rogar e receber bênçãos divinas para esse nosso Brasil, tão carente de ordem, honestidade, solidariedade e amor.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    um × 2 =