Livro das Lamentações é tema de estudo de especialista bíblico

Escrito por Alexandre Solano Rossi, a obra Lendo o Livro de Lamentações, publicada pela PAULUS Editora, leva o leitor a concluir que não existe sofrimento estranho. Por isso, em cada linha do livro, é encontrada uma combinação de esperança e dor, afirma Solano Rossi.  O autor ainda afirma que dor e esperança são duas experiências que não se autoexcluem, e que não é possível viver sem as duas.

A obra alerta que o sofrimento e o clamor dele jamais podem ser pensados como algo privatizado. Necessariamente, eles alcançam a todos, mesmo quando, e por isso mesmo, atingem alguém diferente de nós; são públicos, ou seja, todos podem escutar a voz dos que sofrem e assim, podem agir. A partir disso, o autor faz alguns questionamentos: Deus é maior do que nosso sofrimento; mas será que as pessoas que nos acompanham são pelo menos solidárias em meio à nossa dor? Seria possível humanizar a dor?

Todas essas reflexões, propostas ao longo do livro, buscam fazer com que o leitor leia o livro das Lamentações fazendo o exercício de se colocar no lugar do outro. Para isso, Solano Rossi traz uma breve introdução à história do período em que foi escrito o livro das Lamentações, o estilo literário e estrutura, além de explicar cada capítulo da obra do Antigo Testamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here