Junho e o Sagrado Coração de Jesus

    É comum na Igreja dedicar a primeira sexta-feira de cada mês ao Sagrado Coração de Jesus, as paróquias reúnem o grupo do apostolado da oração e reservam uma hora de adoração Eucarística e em seguida a celebração Eucarística. Toda as primeiras Sextas-Feiras do mês são votivas ao Sagrado Coração de Jesus.

    Normalmente o dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é em junho, ocorre uma semana após a Solenidade de Corpus Christi. Por isso, o mês todo é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. O dia da solenidade do Sagrado Coração de Jesus é uma data móvel, ou seja, esse ano será no dia 7 de junho.

    Neste mês de junho somos convidados também a rezar pelos padres, pois o dia do Sagrado Coração de Jesus é o dia de oração pela santificação dos sacerdotes. Por isso, ao longo desse mês de junho peçamos ao Sagrado Coração de Jesus que todos os presbíteros sejam santos à semelhança de Jesus, que possam nutrir os mesmos sentimentos de Cristo.

    É necessário sempre rezar pela santificação dos padres e pelas vocações de maneira geral, é necessário rezar para que os sacerdotes perseverem em sua vocação e sejam mansos, humildes e acolhedores a semelhança de Jesus. É preciso rezar ao Sagrado Coração de Jesus para que não faltem sacerdotes, pois sem os sacerdotes não haverá Eucaristia e os demais sacramentos.

    Ao longo desse mês de junho, ou no dia da solenidade do Sagrado Coração de Jesus, em geral, são acolhidos novos membros para o Apostolado da Oração e aqueles que já fazem parte renovam os votos. O Apostolado da Oração é uma um grupo importante na vida da Igreja, pois seus membros rezam constantemente pela Igreja de acordo com as intenções do Santo Padre, e, também, por todos os sacerdotes.

    O mês de junho é um mês especial para a Igreja, do mesmo modo que o mês de maio também é. Ao longo desse mês de junho celebramos Santo Antônio de Pádua ou Lisboa no dia 13; São João no dia 24 e São Pedro e São Paulo dia 29, além, é claro, da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. É o mês das festas juninas, de nos confraternizarmos em comunidade e pedir a intercessão desses santos.

    No dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus as paróquias podem promover uma hora santa vocacional com o grupo do Apostolado da Oração e em seguida a celebração Eucarística. O dia do Sagrado Coração de Jesus, e o mês de junho em específico, é um mês de alegria para o Apostolado da Oração, pois renovam o seu compromisso de rezar pelos sacerdotes e pela Igreja e acolhem novos membros. Inclusive quem participa de qualquer pastoral na Igreja deve ser alegre, por servir à Igreja de Cristo. Ao participar de alguma pastoral ou movimento na Igreja devemos ser alegres, pois tudo o que fazemos é por amor e não de forma obrigatória e tudo o que fazemos por amor, fazemos com alegria.

    O dia do Sagrado Coração de Jesus deve consistir no louvor ao amor íntimo de Jesus pelos homens, na adoração ao coração que mais ama. A partir do Coração de Jesus se abrem as portas do céu e a partir desse coração nasceu a Igreja primitiva. Esta devoção teria sido pedida pelo próprio Jesus Cristo, por intermédio de aparições a Santa Margarida Maria Alacoque, em meados do século XVII.

    É importante a cada ano celebrar a entrada de novos membros no grupo do Apostolado da oração. Algumas pessoas acham que o grupo do Apostolado da Oração é mais voltado para idosos e mulheres, mas pelo contrário, pois qualquer pessoa acima de dezoito anos pode participar sendo homem ou mulher. Não é muito difícil ou exigente participar do Apostolado da Oração, é preciso somente força de vontade e querer estar disponível para rezar.

     Algumas pessoas são convidadas, mas resistem em participar do Apostolado da Oração, por acharem que é muito exigente ou que tenha que rezar o tempo inteiro. Mas, a única exigência é a disponibilidade de rezar, participar uma vez por mês da adoração ao Santíssimo Sacramento e da reunião mensal com o grupo. Outra missão que pode ser realizada pelo Apostolado da Oração é a visita aos doentes junto com os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, inclusive alguns são Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, visitar os idosos, e dar alimento aos que mais precisam.

    Podemos dizer que o Apostolado da Oração é o coração de todas as pastorais da paróquia, pois, além de rezar pela Igreja, em especial nas intenções do Santo Padre, e pelo sacerdote, reza pela paróquia de maneira geral e todos os seus trabalhos.

    Em algumas de nossas comunidades tem o grupo do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), e, em nossa Arquidiocese estão aumentando! Procure o seu pároco, converse com ele e veja a possibilidade de implementar esse movimento, e no futuro os jovens do MEJ podem se tornar membros do Apostolado da Oração, e dessa forma terá uma continuidade. Do mesmo modo que os outros movimentos e pastorais da Igreja. As pastorais precisam ter continuidade e a Igreja precisa continuar a missão dada por Jesus.

    Que o amor de Jesus que brota do seu coração inunde a Igreja e toda a terra. A humanidade está precisando de mais amor e menos guerra, e somente conseguiremos a paz se nos prostrarmos em oração diante do Sagrado Coração de Jesus.

    No dia do Sagrado Coração de Jesus é dia de oração mundial pela santificação dos padres, rezemos para que todos os presbíteros tenham o coração semelhante ao Coração de Jesus. Que possamos “amar como Jesus amou”. Quero manifestar minha proximidade espiritual com todos os diáconos, padres e bispos. Quero, de maneira especial, rezar pelos padres doentes e pelos que estão privados de seu ministério.

    Que o Sagrado Coração de Jesus nos inspire a ter um coração mais generoso, misericordioso e aberto às necessidades dos pobres, excluídos, doentes, marginalizados!

    Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós.

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here