Círio de Nazaré na Arquidiocese do Rio 2025 03 a 06 de julho de 2025

    Tema:” Maria, Mãe e rainha de toda a criação”

     Entre os dias 03 e 06 de julho acontece mais uma vez em nossa Arquidiocese o Círio de Nazaré. A nossa Arquidiocese receberá a imagem peregrina da Mãe de Jesus sob o título de Nossa Senhora de Nazaré, vinda diretamente de Belém do Pará. É claro que o Círio aqui em Nossa Arquidiocese não tem à proporção que tem em Belém do Pará, mas a visita tem diversos momentos celebrativos especiais. O Círio em nossa Arquidiocese quer aproximar os fiéis da mãe de Jesus. Temos paróquias e capelas dedicadas à Virgem de Nazaré e uma tradição do Cirio no mês de outubro em algumas regiões.

    O tema escolhido para o círio desse ano é: “Maria, Mãe e rainha de toda a criação”. Nossa Senhora é nossa Mãe e Rainha, e esse tema é um convite para voltarmos o nosso olhar para o meio ambiente e o que a humanidade de maneira geral tem feito com ele. E justamente em Belém do Pará, em novembro acontecerá a Conferência do Clima (Cop 30), é um convite que Nossa Senhora faz para cuidarmos com carinho do planeta e de tudo aquilo que Deus criou. Nossa Senhora de Nazaré vem das águas do Pará, para nos ensinar a cuidar dos rios, lagos, açudes e da nossa casa comum.

    Aonde a Mãe de Jesus aparece Ela traz consigo o seu Filho Jesus, Ela traz a paz que vem de Deus e o desejo de que todos os fiéis acorram a Ela e ao seu Filho. Ela traz consigo os desejos de Deus para que humanidade retome o bom caminho e se converta. Ela faz do mesmo modo que nas Bodas de Caná da Galileia pedindo que façamos tudo aquilo que Jesus disser.

    O Círio de Nazaré é ao mesmo tempo missionário, pois o ícone sagrado dos paraenses percorre toda a cidade visitando aqueles que mais precisam. Ao realizar a visita é possível evangelizar, pois conforme dissemos onde está a Mãe, está o Filho. O Círio de Nazaré é uma manifestação popular de todo o povo, conforme tantas outras expressões de fé que temos. A cada ano o Círio de Nazaré, sobretudo em Belém cresce mais, aqui em nossa Arquidiocese da mesma forma, a cada ano mais fiéis acorrem a intercessão da Virgem de Nazaré. É possível se aproximar ainda mais de Deus ao visitarmos a imagem da Virgem de Nazaré, pois ela nos aponta o caminho.

    Durante o Círio de Nazaré podemos levar para visitar a imagem aquelas pessoas que estão afastadas da Igreja, as vezes de nossa própria casa, pedir aquilo que necessitamos e que por intercessão da Virgem de Nazaré tenhamos mais fé. E ainda, a imagem da Virgem Maria vai encontro das pessoas, como que se Ela chamasse os seus filhos de volta para o seio da Igreja. A imagem passa pelos becos, morros e comunidades, é uma alegria muita grande.

    A visita da imagem peregrina da Virgem de Nazaré traz a paz por onde passa, onde está acontecendo algum conflito, tudo para diante da Mãe de Jesus. A passagem da Mãe peregrina traz alegria aos entristecidos e coragem aos desanimados, e esperança aos doentes e enlutados. Meus irmãos, nessa visita da Virgem de Nazaré em nossa Arquidiocese rezemos pela paz, pelo fim das guerras, por nossas necessidades pessoais e pela Igreja, pelo Papa Leão XIV, pelos bispos, presbíteros, diáconos e seminaristas.

    Ao longo dos dias do Círio de Nazaré muitas pessoas são tocadas e se emocionam ao ver a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. muitos milagres acontecem. Com Nossa Senhora nos colocamos a caminho do céu e Ela traz consigo o seu filho Jesus.

    Espalhem para os seus vizinhos e amigos a programação do Círio de Nazaré em nossa Arquidiocese, mesmo que morem em outros munícipios próximos convide-os para que venham participar, e façamos uma grande festa e um momento forte de evangelização. Façamos um grande trabalho de acolhida aos peregrinos que virão ao Círio, oferecendo água, descanso, uma sombra, sobretudo para aqueles que vem de longe.

    A programação terá início na Quinta-Feira, dia 03 de julho com a chegada da Imagem no aeroporto Santos Dumont. As 09h00 acontecerá a missa no 3º COMAR. As 12h00 acontece a missa na capela de Nossa Senhora de Nazaré, no shopping Bangu. As 15h00 acontece a visita a capela Nossa Senhora de Nazaré – Barata. As 17h00 visita a capela Nossa Senhora de Nazaré – Camorim. As 19h00 Santa Missa na paróquia São João Batista – Anil.

    Na Sexta-Feira, dia 04 de julho, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita a Paróquia São Paulo Apóstolo em Copacabana. As 10h00 visita ao educandário Nossa Senhora de Nazaré em Catumbi. As 11h30, visita ao centro de tradições nordestinas, em São Cristóvão. As 14h00, visita a Paróquia Jesus de Nazaré, na Maré. As 16h00 visita ao Hospital Geral de Bonsucesso, em Bonsucesso. Para encerrar o dia, as 19h00 Missa na Paróquia Santa Isabel Rainha de Portugal, em Bento Ribeiro.

    No Sábado, dia 05 de julho, a programação começa logo cedo as 08h00 com a reza do terço no encontro do apostolado da oração, na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Praça Seca. As 09h00, missa o Rio celebra (transmitida pela Rede Vida) na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, na praça Seca. As 11h00 visita a Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Botafogo. As 15h00 acontece o mini-Círio (concentração no hospital Municipal Ronaldo Gazolla) com Santa Missa, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e Santos Mártires Ugandenses, em Acari. Por fim, as 19h00, Missa e vigília na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Anchieta seguida de vigília.

    No último dia de visita da Imagem, no Domingo dia 06 de julho, missa no Santuário e Basílica de São Sebastião, na Tijuca onde uma Associação de Nossa Senhora de Nazaré organiza há decênios o Cirio no mês de outubro. As 10h00, missa na paróquia São Tiago de Inhaúma, em Inhaúma. Após essa atividade encerra-se o círio 2025 com a imagem voltando para Belém.

    Participemos do Círio de Nazaré em nossa Arquidiocese nesse ano, com certeza muitas graças serão alcançadas, pois quem pede a Mãe o filho atende. Procure ir em algum momento de celebração, sobretudo no sábado à tarde, no mini-Círio, e a noite na vigília que acontecerá na paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Anchieta. Acompanhe na medida do possível a procissão da imagem quando se deslocar de uma Igreja a outra.

     Que Nossa Senhora de Nazaré, a Mãe de Jesus, nos proteja nesses quatro dias que estiver em nossa cidade e que do Rio de Janeiro a benção da Mãe chegue a todo o Brasil.

    Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here