Imaculada Conceição

    Celebramos no próximo dia 8 de dezembro a festa litúrgica da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, essa solenidade ocorre durante o tempo do Advento, em preparação ao Natal do Senhor. Maria traz em seu ventre o filho de Deus e nos apresenta a Ele como o salvador da humanidade. Como bem sabemos, Maria foi escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus, dentre tantas moças de seu tempo, porque Maria foi concebida sem a mancha do pecado original, por isso o título Imaculada Conceição, ou seja, sem mácula de pecado.

    A Solenidade da Imaculada Conceição é um dogma, ou seja, uma verdade de fé, a Igreja após muito estudo chega à conclusão e decreta o dogma. Cada um de nós nascemos com a mancha do pecado original e Nossa Senhora foi preservada. Através do nosso batismo somos “purificados” dessa mancha do pecado original, mas o ser humano tem a tendência de pecar novamente, por isso a necessidade da confissão sacramental. Nossa Senhora ao contrário, além de ser preservada da mancha do pecado original, não pecou ao longo de sua vida, é a cheia de graça.

    No dia da Festa da Imaculada Conceição seria importante que todos os católicos pudessem participar da Santa Missa, pois é um dia de solenidade e de agradecer a proteção materna de Maria sobre todos nós. Há uns anos atrás esse dia era feriado no Brasil, depois foi tirado. Em alguns países ainda é feriado. Mesmo não sendo mais um dia feriado aqui no Brasil, guardemos com carinho essa data e participemos da Santa Missa.

    O Arcanjo Gabriel quando saúda Nossa Senhora diz: “Ave cheia de Graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28), Maria ficou perturbada, na verdade um pouco assustada com a saudação do arcanjo, pois não esperava que o anjo do Senhor fosse lhe aparecer. Nossa Senhora era cheia de Graça diante de Deus, por isso foi escolhida para gerar o Salvador. Maria não guardou somente para si essa alegria, mas rapidamente foi até Isabel transmitir essa alegria e encher sua prima e o filho que ela trazia no ventre, que era João Batista, com o dom do Espírito Santo. Por isso, a criança pula de alegria no ventre de Isabel. João desde o ventre materno recebe a força do Espírito Santo para preparar o caminho do Senhor.

    O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado em 1854, e Nossa Senhora tem seu lugar na história da Salvação e nos aponta o caminho até Jesus. Maria nos ensina a fazer sempre vontade de Deus e a dizer o Sim do mesmo modo que Ela disse.

    Procuremos a exemplo de Nossa Senhora a renunciar tudo aquilo que nos afasta de Deus, e procuremos trilhar uma vida reta longe do pecado, ouvindo sempre a voz do Espírito Santo. Sejamos mensageiros da paz e anunciemos uns aos outros o Evangelho de Cristo. Do mesmo modo que Nossa Senhora foi rapidamente transmitir o Espírito Santo a Isabel e ao seu filho, transmitamos o Espírito Santo uns aos outros. Ao se aproximar o Natal do Senhor nos preparemos para acolher o Senhor que vem.

    No ano de 1304, o Papa Bento XI, reuniu alguns teólogos na Universidade de Paris para terminar as questões da escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Ou seja, o dogma só foi proclamado em 1854, século dezenove, e desde muito antes, no século quatorze, já se discutia as questões teológicas que envolviam o dogma da Imaculada Conceição.

    O Franciscano João Duns Escoto foi quem solucionou a dificuldade e mostrou que era conveniente que Deus preservasse Nossa Senhora do pecado original, pois Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do filho de Deus. Isso é possível para a onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.

    São José de Anchieta propagou a fé na Imaculada Conceição aqui no Brasil, desde o início da colonização dedicou Igrejas a esse ministério. Logo em seguida do ocorrido em Paris, a festa da Imaculada Conceição entrou no calendário Romano.

    Em 1830, a Virgem Maria aparece a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”, essa medalha se espalhou por todo o mundo e do mesmo modo propagou-se a devoção à Nossa Senhora Imaculada. Com isso, os bispos solicitaram ao Papa a definição do dogma que era vivenciado entre os fiéis.

    Diante disso, em 8 de dezembro de 1854, através da Bula Ineffabilis Deus, do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”. Em 1858, Nossa Senhora aparece em Lourdes, e confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadete e consequentemente para todos nós: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

    Celebremos com alegria a festa da Imaculada Conceição, e peçamos a proteção de Nossa Senhora para todos nós, que possamos vencer as tentações do mal e colocar a vontade de Deus em prática na nossa vida. Amém.

    Rezemos, com fé, pedindo a intercessão da Santíssima Imaculada Conceição com a Oração: “Mãezinha, fostes concebida sem a mancha do pecado, mas para além desse dom sobrenatural sob seguir o Cristo de modo perfeito, conceda a nós a força para vencer os pecados e nos tornarmos cada vez mais a imagem e semelhança de seu Filho Jesus. Amém.”

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here