Iniciativa de dia 4 de junho, em Fátima, conta com a participação do conselheiro de Estado Antônio Lobo Xavier
A 12.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, da Igreja Católica, vai debater no dia 4 de junho, em Fátima, as “convergências” entre cultura e economia, as suas “implicações e desafios”.
Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura explica que o principal objetivo é abordar a matéria sob “uma perspectiva cristã”, percebendo “as inerentes questões éticas e sociais e apontando novas inferências sobre uma fecunda interação dos dois domínios”.
“Economia e cultura vivem ou sobrevivem em campos distintos e em regimes contrapostos, ou será que vida econômica e vida cultural se entrelaçam?”, questiona a organização, que realça depois os oradores que vão participar na discussão.
Entre “especialistas” de várias áreas profissionais, “desde a investigação acadêmica ao mundo empresarial”, o programa do evento vai contar com a participação do atual conselheiro de Estado Antonio Lobo Xavier.
Destaque também para a presença entre os oradores de Catarina Vaz Pinto e Antônio José Gomes de Pinho, antigos secretários de Estado da Cultura.
Durante a iniciativa, vai ser ainda exibida a curta-metragem “Ascensão”, vencedora do premio Árvore da Vida 2016, um galardão atribuído pela Igreja Católica no festival de cinema IndieLisboa.
O filme, selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes, vai ser apresentado pelo seu realizador, Pedro Peralta.
A abertura da jornada, no dia 4 de junho na Casa ‘Domus Carmeli’, em Fátima, vai ser feita pelo presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto.
As pré-inscrições, que já estão a decorrer, podem ser feitas na página do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, em www.snpcultura.org, ou através do endereço de correio eletrónico snpcultura@gmail.com.
Fonte: Agência Ecclesia