FESTA DO BATISMO DO SENHOR

    “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer.” (cf. Mc 1,11).

            

             Hoje, a Liturgia celebra a Festa do Batismo do Senhor, onde é celebrado através de ato de batizar, a manifestação do Pai e do Espírito Santo à missão que o Filho exercerá como profeta (anunciador da Palavra), sacerdote (o único sacrifício agradável o Pai), rei (Maranatha, o salvador esperado).

    A Primeira Leitura, retirada do Livro do Profeta Isaías (Is 42,1-4.6-7), o profeta aponta como será o Servo libertador, apontando suas características. Tendo consigo o Espírito de Deus, bem como a sua missão será desempenhada com imensa prudência e generosidade; promovendo a justiça a todas as nações. Portanto, Deus revela: “Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”(cf. Is 42,6-7).

             No Evangelho de Marcos (Mc 1,7-11) é nos dada a narrativa do Batismo de Jesus Cristo. Ora, embora João Batista deixou bem claro que “eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo” (cf Mc 1,8), o Batismo de Jesus é pontapé inicial para a missão de anúncio e propagação do Reino de Deus. Assim, após o batismo dado a Jesus no rio Jordão, o Espírito Santo desce sobre ele, para reafirmar seu propósito, porém com a manifestação do próprio Deus: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer.” (cf. Mc 1,11).

             A Segunda Leitura extraída dos Atos dos Apóstolos (At 10, 34-38), Lucas demonstra a exortação de Pedro sobre o início da missão que Jesus Cristo obteve através do seu Batismo, por João Batista, no rio Jordão. E, ao relatar o anúncio da Boa Nova, por Jesus, Pedro deixa implícito que a missão que foi cabida ao Nazareno, estende-se a nós, por primeiro ao sermos conhecedores dos fatos. E, por segundo, como o próprio Cristo nos deu o exemplo de batizar, ou seja, “iniciar a missão”, cada um de nós batizado temos esta mesma missão em anunciar a Boa Nova da Paz, fazendo o bem e curando a todos que Deus coloca em nosso caminho.  

             Neste dia do batismo vamos rezar pelo padre que nos batizou. Lembremos de nossos pais que nos fizeram cristãos e de nossos padrinhos que ajudaram nossos queridos pais na nossa educação na fé no Ressuscitado!

             Portanto, a Festa do Batismo do Senhor seja para nós o sinal da manifestação de Deus e do Espírito Santo confirmando a autenticidade da missão do anúncio do Reino do Céus, através de Jesus Cristo. Que através do mesmo batismo que cada um teve, tomemos para nós a responsabilidade em seguir a missão do anúncio e, perseverar constantemente no Amor advindo dos Céus.

     

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here