FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR

    “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição” (cf. Lc 2,34bc)        

             Celebramos, jubilosos, a Festa da Apresentação do Senhor, onde o Menino Jesus é apresentado ao Templo de Jerusalém, junto com a sua Mãe, em sinal de purificação, assim como determinava a Lei de Moisés. A Apresentação do Senhor tem sua dualidade de significado: Jesus Cristo é reconhecido como “Luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel” (cf. Lc 2,32); e se faz oferenda em presságio ao Mistério da Salvação, em que se instaura no meio de nós. Também, nesta sublime festa, são abençoadas as velas para relembrarmos que Jesus Cristo é a Verdadeira Luz que ilumina a todos os povos.

             A Primeira Leitura, retirada da Profecia Malaquias (Ml 3,1-4), o autor sagrado anuncia a vinda do Senhor e sua chega ao Templo. Ora, ao apresentar ao Templo, o Senhor irá reafirmar sua Aliança para com o seu povo e purificará a todos, assim como o ouro e a prata, a fim de que sejam dignos de oferecer oblações aceitáveis a Deus.

             No Evangelho de Lucas (Lc 2,22-40), é nos apresentado a concretização da Profecia de Malaquias – “logo chegará ao seu templo o Dominador” (cf. Ml 3,1b) – um Filho de Homem, uma criança, no colo de sua Mãe, junto ao seu Pai Adotivo, submetido a vivenciar as mesmas condições de seus irmãos para que fosse exemplo a todos que o esperam e, principalmente, com simplicidade e mansidão. O Messias, Jesus Cristo, é apresentado não somente para se purificar, como determinava a Lei de Moisés, mas como aquele que será oferta de oblação em expiação e salvação de todos. Assim que o Simeão pegou o Menino aos seus braços, exclama, pela ação do Espírito Santo: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel” (cf. Lc 2,29-32). E completa profetizando sobre a vida de Jesus e sua Mãe, Maria Santíssima: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma” (cf. Lc 2,34b-35).

             A Segunda Leitura extraída da Carta aos Hebreus (Hb 2,14-18), apresenta o Jesus Cristo como sacerdote por excelência, a qual oferece a sua própria carne e sangue para destruir a morte através da condição de humanidade a qual se inseriu, a fim de libertar todos àqueles da mesma condição, ou seja, todos nós, irmãs e irmãos por excelência. “Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação” (cf. Hb 2,17-18)

             Imersos na graça da Liturgia da Festa da Apresentação do Senhor, que a Verdadeira Luz que ilumina nossos passos, Jesus Cristo, possa nos inspirar, através da ação do Espírito Santo, a buscar a seguir o Caminho da Luz e sermos restaurados pelo amor dado através de Sua entrega para nossa salvação. E, assim, em uma só voz possamos proclamar: “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!” (cf. Sl 23(24),7).

    Nossa Senhora das Candeias, rogai por nós!

    Nossa Senhora da Luz, rogai por nós!

     

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here