Existem anjos entre nós?

Nós, católicos, acreditamos que os anjos estão entre nós e podemos perceber sua atividade, embora não possamos vê-los

Acrença na presença de seres espirituais é comum a muitas religiões, incluindo o cristianismo. Para os católicos, a crença nos anjos é uma verdade de fé, algo revelado por Deus e confirmado por experiências extraordinárias, conforme explica o Catecismo da Igreja Católica:

“A existência dos seres espirituais, não-corporais, a que a Sagrada Escritura habitualmente chama anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura é tão claro como a unanimidade da Tradição..Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e vontade: são criaturas pessoais  e imortais. Excedem em perfeição todas as criaturas visíveis. O esplendor da sua glória assim o atesta” (CIC 328, 330).

Acredita-se que esses seres espirituais não possuem um corpo material, razão pela qual não podemos vê-los. No entanto, eles são capazes de impactar o mundo espiritual e o material, acompanhando-nos diariamente:

Desde o seu começo  até à morte, a vida humana é acompanhada pela sua assistência e intercessão. «Cada fiel tem a seu lado um anjo como protector e pastor para o guiar na vida». Desde este mundo, a vida cristã participa, pela fé, na sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus” (CIC 336).

O próprio Jesus confirmou essa crença nos anjos que estão sempre entre nós:

“Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus” (Mateus 18,10).

No entanto, é um mistério que deve ser aceito com fé, pois nossos sentidos físicos não são capazes de detectar a presença dos anjos ao nosso lado. Podemos “sentir” a presença deles em nossa alma ou notar que certos pensamentos entram em nossa mente, mas raramente vislumbramos um acontecimento milagroso que evidencia claramente a existência deles.

Jesus e incontáveis ​​santos ao longo dos séculos nos exortam a acreditar em seu papel oculto em nossa salvação, o que deve nos dar algum conforto, sabendo que nunca estamos verdadeiramente sozinhos neste mundo; estamos cercados por seres espirituais que foram criados para nos ajudar a nos aproximarmos mais de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here