A missa do segundo dia da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na manhã de quinta-feira, 11, foi presidida pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e concelebrada pelos bispos jubilares que completaram ou completarão 25, 50 e 60 anos de Ordenação Episcopal do último ano para este.
Na homilia, o cardeal refletiu sobre as passagens das Sagradas Escrituras (Atos 5,27-33 e João 3,31-36). Em sua reflexão, destaca a profundidade do testemunho de São João Batista e a incomparável grandeza de Jesus Cristo, o Redentor.
Humildade Sólida e autêntica
No Evangelho de hoje, Parolin convidou a contemplar a figura de Jesus Cristo, revelada nas palavras humildes e autênticas de São João Batista. Ele ressalta: “O amor do evangelista e o testemunho do amigo do Esposo são comunicados em palavras de humildade sólida e autêntica que corroboram nossa vocação de Bispos, Sacerdotes, Religiosos e religiosas, e de batizados.”
O cardeal destaca a necessidade de se libertar da vanglória, assim como São João Batista instruiu seus discípulos, afirmando que “aquele que vem do alto está acima de tudo”. Parolin ressalta a superioridade incomparável de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele destaca: “Jesus Cristo é Aquele que vem do céu, e nenhuma testemunha terrena é capaz de credenciá-Lo.”
Ao comentar sobre a doutrina de São João Batista, enfatiza a insignificância da sua doutrina em comparação com a sabedoria e o conhecimento de Cristo. Ele lembra que “a doutrina daquele que foi declarado o maior dos filhos do homem é a de um mestre terreno, quando comparada àquela do Mestre”.
Pietro Parolin também destaca a intercessão contínua de Jesus por todos, exemplificada na oração que ele fez por São Pedro para fortalecer sua fé. Ele encoraja a confiar na intercessão de Cristo e a crescer na gratidão pela sua constante oração por todos.
Por fim, o cardeal concluiu sua homilia invocando a intercessão da Virgem Maria, Mãe Aparecida, para que inspire em todos os corações sentimentos de gratidão e console a todos com seu amor maternal.
Confira a íntegra da homilia do cardeal Pietro Parolin:
Com colaboração de Jaison Alves (Sul 4) | Comunicação 61ª AG CNBB