É SEMPRE TEMPO DE ORAÇÃO

    Estamos chegando ao fim do mês de outubro, dedicado ao Santo Rosário e às Missões. A oração é o mais poderoso gesto de amor concreto a Deus e um sinal de que aceitamos Jesus Cristo em nossas vidas e lares. Desde os primórdios, os cristãos enfrentaram todo tipo de perseguição, ataques, martírio e rejeição. Nos tempos atuais, quantos homens e mulheres estão dispostos a enfrentar as ameaças, os inimigos e desafetos de Cristo para honrá-Lo e testemunhar os milagres d’Ele em suas vidas?

    No Evangelho deste 30º Domingo do Tempo Comum, o cego de Jericó, chamado Bartimeu, filho de Timeu, proclama com absoluta fé e confiança: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”(Mc 10,47). Sua poderosa oração chama a atenção de Cristo, mesmo com a apatia e pouca compreensão dos próprios discípulos eleitos. Após ser curado, sua gratidão o impele a seguir a Cristo dando testemunho da sua fé.

    É uma chaga para todos os cristãos cada ofensa dirigida a nossa Igreja e seus representantes. Quando o Santo Padre o Papa Francisco, e seus bispos, párocos, vigários, sacerdotes colaboradores, diáconos ou mesmo leigos, sofrem ataques covardes e cruéis, todo o corpo do da Igreja sofre. É um tipo de conduta que revela uma cultura de rancor e um vazio de fé.

    Nossa obediência filial e amorosa ao Papa Francisco, frente a uma realidade desafiadora, nos abriga a uma conduta firme e irrevogável em favor da Igreja, para que quaisquer cegueiras modernas sejam abolidas dos nossos tempos. Tempos de fake news, de ódio, falsidade, deturpação dos valores, agressão à família, ausência de dignidade social e aumento da pobreza e da fome. Enquanto a pandemia está prestes a completar dois anos, com mais de 600 mil mortos em nosso País, há quem ainda não tenha se dado conta da importância indiscutível do papel de cada cristão-católico em fazer o bem, prover saúde, levar o amor, disseminar alegria e não o ódio.

    O Papa Francisco, ciente das dificuldades da vividas no contexto de polarização em que as pessoas estão infelizmente disseminando enfatizou na abertura do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade: “A Palavra de Deus guia o Sínodo, para que não seja uma ‘convenção’ eclesial, um convívio de estudos ou um congresso político, mas um evento de graça, um processo de cura conduzido pelo Espírito Santo”. (cf. Santa Missa para a abertura do Sínodo sobre sinodalidade (10 de outubro de 2021) | Francisco (vatican.va, último acesso em 18-10-2021) De fato o Papa Francisco tem razão a sociedade polarizada e dividida por ideologias precisa de cura.

    Passarão os ódios e as perseguições contra a Igreja e continuará a sua benéfica ação no mundo em construção de uma sociedade que valoriza a vida e contribui com a saúde em todas as suas dimensões com a oração, como ensina o Papa Francisco: “As orações são propriamente a força, a força de uma comunidade cristã. Os Pastores rezam, porém têm que trabalhar nestes dias de reflexão. Mas se sentiram acompanhados e seguros com as orações de vocês. Agradeço muito por este trabalho, por este apostolado de rezar, rezar pela Igreja. Não se esqueçam: rezar pela Igreja, pelos Pastores e, nos momentos difíceis, se reza mais ainda, porque o Senhor deve vir sempre resolver os problemas. Como o Papa Francisco peçamos a intercessão de Nossa Senhora Aparecida elevando “uma invocação e uma oração a Maria, que – recordou o Pontífice – “rezou muito durante sua vida. Rezou muito, sempre acompanhando a Igreja”.

    (cf. Francisco exorta a rezar pela Igreja, sobretudo nos momentos difíceis – Vatican News, último acesso em 18-10-2021)

    Jesus Cristo foi crucificado para nos salvar do pecado e cumprir a missão de Deus Pai, tornando-nos todos seus filhos. Diante das reiteradas tentativas de sangrar novamente a Igreja de Cristo, podemos reafirmar nosso compromisso irrevogável com o mandamento maior que nos move cotidianamente, o amor a Deus e ao próximo. Peçamos as luzes do Divino Espírito Santo sabedoria e proteção para desviarmos dos caminhos do mal e que aumente a nossa fé. Sejamos construtores da paz e da concórdia! Jesus dá vida e vida plena para todos! Jesus é o Senhor da Paz e a transmite a todos os seus filhos e filhas!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here