Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor

    “Este é o dia que o Senhor fez para nós: Alegremo-nos e nele exultemos” (Sl 117/118)

    Chegamos ao grande dia da Páscoa do Senhor, após ter celebrado a grande Vigília Pascal, cume da semana santa. Exultemos de alegria no Senhor, maravilhas Ele fez por nós. Através da ressurreição de Jesus contemplamos aquilo que vai acontecer conosco ao final de nossa vida terrena. A nossa vida aqui na terra é passageira, quando morremos não é fim, mas é o início de uma vida eterna ao lado de Deus.

    Meus irmãos, não precisamos ter visto o Senhor Ressuscitado para crer que Ele ressuscitou, mas por meio da fé acreditamos que Ele ressuscitou e está ao lado de Deus. Como diz o próprio Senhor: “Felizes os que creram sem ter visto”. Nesse Domingo de alegria a vida venceu a morte e abriu-nos o caminho da salvação.

    Com a ressurreição de Jesus o Domingo ganha um novo significado para os cristãos, é o dia dedicado ao Senhor, dia da ressurreição. É o primeiro dia da semana, dia de ir à celebração Eucarística. O povo Judeu e algumas outras religiões guardam o Sábado como o dia dedicado ao Senhor, pois não celebram a ressurreição de Jesus. Nós devemos zelar e guardar o Domingo, pois esse foi o dia que o Senhor fez para nós. Que a partir da ressurreição de Jesus possamos ter a fé impulsionada e acreditar na vida eterna.

    O tempo pascal iniciado neste domingo terá a duração de cinquenta dias, até ao Domingo de Pentecostes. De hoje até Domingo que vem (Domingo da misericórdia) celebraremos a oitava da Páscoa, ou seja, são oito dias com a mesma solenidade do Domingo de Páscoa. Nesses oito dias poderemos desejar uns aos outros feliz Páscoa, as missas podem ser solenes, entoando o hino do glória e Oração Eucarística I com textos especiais. No Domingo que vem celebraremos o segundo Domingo da Páscoa e vivenciando, na plenitude o tempo pascal. Nesse período pascal o Círio Pascal ficará aceso em todas as celebrações e será apagado ao final da missa de Pentecostes. O círio Pascal significa a luz de Cristo, é o próprio Cristo ressuscitado.

    O ato penitencial da missa deste domingo, é substituído pela aspersão da água benta, é usada a água que foi abençoada no Sábado Santo. Isso acontece porque somos convidados a ressurgir para uma vida nova e como aconteceu no Sábado, somos purificados e lavados pelas águas do batismo. Também nesta missa, antes da aclamação ao Evangelho têm a sequência pascal, essa sequência aparece nas grandes solenidades, como por exemplo: Páscoa, Pentecostes e Natal. “Cantai, cristãos, afinal….”

    A primeira leitura desse Domingo é do livro dos Atos dos apóstolos (At 10, 34a. 37-43), durante o tempo da Páscoa as duas leituras serão do Novo Testamento e durante o tempo da Páscoa vamos ouvir a leitura do livro dos Atos dos Apóstolos. O livro dos Atos dos Apóstolos retrata propriamente os atos dos apóstolos a partir da ressurreição de Jesus. É o livro que retrata o início da Igreja primitiva. Na leitura de hoje, Pedro que era o líder do grupo dos apóstolos, toma a palavra e fala tudo o que aconteceu com Jesus, desde o início de sua vida pública até morte e ressurreição. Pedro ainda diz que os apóstolos são testemunhas do ressuscitado e todo aquele que nele crer tem o perdão dos pecados.

    Nos dias atuais nós do mesmo modo que os apóstolos somos chamados a continuar o anúncio do Evangelho, temos que anunciar o Reino de Deus como Jesus o fez. O Espírito Santo está conosco e nos ensinará as palavras que devemos dizer. Ele ressuscitou e ascendeu ao céu, mas deixou o seu Espírito Santo agindo por nós. Apesar dos ventos contrários que dão contra a Igreja, a Igreja permanece de pé, pois está fundada sob a proteção do Espírito Santo. O Espírito Santo faz novas todas as coisas e garante que a cada ano surjam novos cristãos.

    O salmo responsorial é o 117 (118), e nos diz em seu refrão: “Este é o dia que o Senhor fez para nós: Alegremo-nos e nele exultemos”! O Domingo é o dia que o Senhor fez para nós. O Domingo não é dia de tristeza ou de dor, mas é dia de alegria, pois o Senhor ressuscitou é quer que sejamos felizes. Que o Senhor nos alcance com a sua misericórdia e perdoe os nossos pecados. Demos graças ao Senhor porque Ele é bom e misericordioso, não fica olhando as nossas culpas do passado, mas nos acolhe com amor.

    A segunda leitura é da Carta de São Paulo aos Colossenses (Cl 3, 1-4), Paulo diz que temos que aspirar as coisas celestes e não terrenas. A alegria está nas coisas do céu e não nas coisas da terra. Tudo que é terreno é passageiro e não dura para sempre, já o que é do céu dura para sempre. Sejamos merecedores da ressurreição e da vida eterna, de acordo com a nossa conduta aqui na terra.

    Após a segunda leitura tem a sequência pascal, como dissemos a sequência pascal entra na liturgia no Domingo de Páscoa, Pentecostes e Natal. A sequência desse Domingo exalta a ressurreição do Senhor e que a vida tem o poder sobre a morte. A morte não tem a palavra final.

    O Evangelho desse Domingo é de João (Jo 20, 1-9), o Evangelho diz que no primeiro dia da semana, que é o domingo, Maria Madalena foi bem cedo, ainda de madrugada ao túmulo de Jesus, e viu que a pedra havia sido retirada. Então, Maria saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o discípulo que Jesus amava dizendo que haviam tirado Senhor do túmulo. Pedro e o discípulo amado foram correndo ao túmulo, o discípulo amado correu mais que Pedro e chegou primeiro ao túmulo e viu tudo como Maria disse, em seguida chegou Pedro. Os dois entraram e confirmaram. De fato, eles ainda não haviam compreendido a escritura que dizia que Jesus devia ressuscitar dos mortos. Apesar, de verem o túmulo vazio os discípulos ainda eram incapazes de compreender a ressurreição.

    Ao longo do tempo pascal Jesus aparecerá diversas vezes aos discípulos antes de voltar em definitivo para o Pai. Aos poucos, conforme Jesus for aparecendo, os discípulos vão compreender aquilo que Jesus dizia sobre a ressurreição. De fato, para os discípulos era difícil crer que alguém poderia ressuscitar dos mortos, por conta da cultura judaica. Mas, muitas vezes Jesus disse a eles que ressuscitaria, mas os olhos e o coração deles, ainda estava fechado para essa realidade.

    Irmãos e Irmãs, alegremo-nos e exultemos, celebremos com alegria esse dia que o Senhor fez para nós e peçamos a graça ao Espírito Santo para crermos na ressurreição. Toda vez que olharmos para a Eucaristia, peçamos a graça de crer que ali está o mistério da nossa fé, que é a paixão, morte e ressurreição do Senhor.

    Cristo Ressuscitou, Aleluia! Verdadeiramente ressuscitou, Aleluia, Aleluia!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here