Domingo de Páscoa!

    A Páscoa traz consigo uma notícia maravilhosa, mas nem sempre é compreendida da maneira correta. Não se trata apenas da ressurreição de um morto, mas sim da vitória do Filho de Deus, que se tornou homem e ofereceu sua vida em amor. Somente a vida que é entregue a Deus escapa do poder da morte.

    Por isso, o Domingo de Páscoa é um momento de alegria e renovação da fé, marcado pela ressurreição de Jesus Cristo, que simboliza a vitória da vida sobre a morte e a esperança da salvação eterna. A Páscoa é um tempo de reflexão e aprofundamento espiritual, que começa com a Quaresma, um período de 40 dias de penitência e sacrifícios em preparação para a ressurreição de Cristo. Durante esse tempo, os fiéis foram convidados a praticar a caridade, a oração e o jejum, como forma de se aproximar mais de Deus e de se purificar para a celebração da Páscoa.

    A palavra Páscoa tem sua origem no hebraico “Pessach”, que significa passagem. Para o povo hebreu, a Páscoa simbolizava o fim da escravidão e o começo da libertação, marcada pela travessia do Mar Vermelho. O mar se abriu para dar passagem ao povo de Deus, que estava sob a liderança de Moisés, atravessando o deserto em busca da Terra Prometida.

    Da mesma forma, para nós, a Páscoa é um sinal de passagem de uma vida antiga ou velha, imersa na escuridão que nos leva ao pecado, para uma nova realidade restaurada, que nos convida a viver na luz de Cristo ressuscitado, que está entre nós.

    No Domingo de Páscoa, a Igreja se enche de alegria e festividade. É um momento de renovação da esperança e da fé, em que os fiéis se reúnem para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo e para renovar seus compromissos com a comunidade e com Deus. As Igrejas são decoradas com flores e velas, e a liturgia é marcada por cânticos de alegria, entoando o Glória e cantando o Aleluia, depois de ter proclamado o Exultate na Vigília Pascal, e pela leitura das passagens bíblicas que relatam a ressurreição de Cristo.

    Quando vivenciamos algo realmente positivo, ficamos tão entusiasmados que queremos compartilhar com todos essa experiência única. O mesmo ocorreu com as santas mulheres e com Pedro, que tiveram a oportunidade de testemunhar a ressurreição de Cristo e desejavam compartilhar essa grande alegria com o mundo, a fim de reafirmar nossas esperanças.

    Conforme relato do apóstolo Pedro, ele testemunhou que Jesus de Nazaré percorreu a terra realizando boas ações, tendo sido ungido pelo Espírito Santo. A ressurreição é considerada um selo de aprovação do Pai em relação a tudo de positivo que Jesus realizou, mesmo diante da aparente derrota que sofreu na cruz.

    A ressurreição foi entendida como uma aprovação divina do modo como Jesus viveu e realizou a sua missão. Esse acontecimento transcende o tempo e permanece relevante nos dias atuais. Aqueles que defendem a vida e os valores do projeto de Deus são aliados dos discípulos de Jesus. A celebração da Páscoa nos dias de hoje, assim como na época dos discípulos, nos lembra que buscar as coisas do alto não significa se afastar da vida cotidiana. De fato, ninguém foi tão divino e solidário com os problemas humanos quanto Jesus.

    A ressurreição teve um impacto significativo nos seguidores de Jesus, levando-os a compreender melhor tanto as Escrituras quanto as palavras e ações de Cristo durante o seu ministério. Ela atuou como uma chave para a compreensão do escândalo da cruz e para a totalidade da missão de Jesus.

    Por isso, no domingo de Páscoa, os católicos são convidados a renovar sua fé e sua esperança na ressurreição de Jesus Cristo, e a se unir em torno da comunidade e da família, em um momento de celebração e de renovação espiritual. É um tempo de alegria, de paz e de amor, que nos convida a viver em plenitude a mensagem de Cristo, de amor e de salvação para todos os homens e mulheres do mundo. Jesus morreu e ressuscitou para nos salvar, para que nós tivéssemos a possibilidade de entrar no céu!

    Eu desejo a todos os meus irmãos e irmãs um abençoado tempo pascal e que Cristo Ressuscitado nos guie para viver sempre em conformidade com a santidade batismal que este tempo favorável nos proporciona. Cristo ressuscitou! Aleluia, aleluia!

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here