Dom Adelar: “A Bíblia é uma narração do amor de Deus pela humanidade”

A narração não é somente para as crianças, mas um modo de encontrar o sentido da vida, um jeito de fazer com que a mesma história, contada de geração em geração, possa comunicar e integrar-se na vida das pessoas. “Numa narração, sentimo-nos envolvidos. Parece que foi contada exatamente para nós”, afirma o bispo de Cruz Alta, dom Adelar Baruffi.

Neste ano, para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado no dia 24 de maio, o Papa Francisco escreveu sobre a “narração”. Sua mensagem cujo título é “Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10,2), afirma que as narrativas marcam-nos, plasmam as nossas convicções e comportamentos, e podem ajudar-nos a compreender e dizer quem somos. Nela, o Papa deixa claro que a vida é feita de fatos, de pessoas, de lugares e do tempo próprio, que merecem ser conhecidos e serem contados.

Segundo dom Adelar Baruffi, a grande história de Deus está narrada na Sagrada Escritura. “A Bíblia é uma narração do amor de Deus pela humanidade. Nos mostra um Deus que é criador e narrador. Ele pronuncia a sua Palavra e as coisas existem. A Palavra de Deus tem força e realiza o que narra. Ao falar a Deus, o homem bíblico também conta sua história”, afirma o bispo.

Para o bispo, os fatos bíblicos precisam ser conhecidos, contados, para serem fixados na memória e calar no coração. “As narrações da vida de Jesus, por exemplo, seja sua vida ou suas parábolas, nos configuram a Ele, entra na vida de quem a escuta e a transforma”, diz.

A narrativa, normalmente, segundo dom Adelar questiona, acolhe e inclui. “A história de Cristo é nossa história. Por isso, Jesus nunca é passado, é sempre presente. Nele Deus tomou a peito o homem, a nossa carne, a nossa história, a ponto de se fazer homem, carne e história”, afirma dom Adelar.

A Mensagem do Papa para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais diz que a narração das histórias renova nossas vidas. “Sobretudo quando são contadas as histórias da Bíblia, da vida dos santos e as histórias da literatura de textos que souberam ler a alma do homem e trazer à luz a sua beleza”, completou dom Adelar.

Confira a mensagem do Papa para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais (aqui).

Foto de Capa: jcomp/ freepik

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here