Do Senhor é que me vem o meu socorro

    Celebramos neste domingo, o 29º desse Tempo Comum. Estamos chegando ao final de mais um ano litúrgico e, dentro de mais alguns domingos, iniciaremos um novo ano litúrgico. A esperança em dias melhores deve sempre permear a nossa vida e, como discípulos de Jesus, temos que ser anunciadores da esperança e semeadores da paz.

    Durante todo o Tempo Comum, acompanhamos Jesus anunciando o Reino de Deus, que é amor, justiça, paz e perdão. Somos convidados a viver esse Reino de Deus aqui na terra e a contemplá-lo de maneira definitiva no céu. Temos que lançar a semente da Palavra de Deus na terra, para que essa semente se multiplique e dê muitos frutos.

    A liturgia deste domingo nos convida a perseverarmos na oração e nunca desistir, por mais que aquilo que pedimos esteja demorando para acontecer. Não podemos desistir na primeira dificuldade, mas devemos ter fé em Deus que superaremos os momentos de crise. Atravessamos momentos muito difíceis, mas com a graça de Deus estamos conseguindo superar. Nunca viveremos o melhor dos mundos, mas a esperança em dias melhores e a fé nos ajudam a acreditar que a vida vale a pena.

    Estamos vivendo um mês especial, que é o mês do Rosário e das Missões. Todos nós, batizados e batizadas, somos testemunhas de Jesus Cristo e anunciadores da Boa nova. Façamos alguma ação missionária durante esse mês, levando o conforto espiritual para aqueles que mais precisam. Peçamos que o Espírito Santo nos ilumine e renove sempre a Igreja e a fé de cada cristão.

    A primeira leitura da missa desse domingo é do livro do Êxodo (Ex 17, 8-13). Naqueles dias, aconteceu que os amalecitas vieram atacar Israel em Rafidim. Moisés diz a Josué que trouxesse alguns homens e fosse lutar contra os amalecitas. Mesmo com um número menor que o exército dos amalecitas, Josué confiou na palavra de Moisés e foi lutar contra os amalecitas. Podemos observar que a fé foi um impulso para Josué vencer os amalecitas, pois enquanto Moisés ficava com a mão levantada, eles venciam e, quando abaixava, perdiam. Ao verem que Moisés se cansava, pegaram uma pedra e colocaram embaixo de Moisés para que não se cansasse. A perseverança e a fé fizeram com que Josué vencesse o exército dos amalecitas. Por isso, temos que sempre acreditar em Deus e em nós mesmos que venceremos as batalhas da vida.

    O salmo responsorial é o 120 (121). O refrão desse salmo nos diz: “Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu, a terra”. O refrão desse salmo nos serve de motivação para vencermos as adversidades do dia a dia. É confiando em Deus que venceremos todas as batalhas, da mesma forma que Josué confiou em Moisés, que era o portador do Senhor. Confiemos no Senhor e Ele nos protegerá de todos os perigos.

    A segunda leitura é da segunda carta de São Paulo a Timóteo (2 Tm 3, 14 -4,2). Paulo exorta a Timóteo e a cada um de nós hoje a permanecer firme na fé. Comunicar aquilo que está contido na Sagrada Escritura e, por meio dela, alimentar a nossa fé em nosso salvador Jesus Cristo. Exortar através da Palavra de Deus as pessoas a trilharem o caminho do bem e a perseverarem naquilo que almejam. A meta do cristão é a vida eterna, por isso, temos que fazer todo o esforço para entrarmos pela porta que dá acesso à salvação eterna.

    O evangelho desse domingo é de Lucas (Lc 18,1-8). Jesus ensina aos discípulos a importância de rezar e nunca desistir. Devemos ser persistentes na oração, não achar que Deus se esqueceu de nós, mas muitas vezes somos nós que nos esquecemos d’Ele. O tempo de Deus é diferente do nosso, queremos que aquilo que pedimos aconteça de imediato, mas só acontecerá no tempo de Deus. Nem por isso Ele se esqueceu de nós, Ele está usando de paciência conosco.

    Certas coisas acontecem conosco para mostrar o quanto amamos a Deus e como lidamos em meio às dificuldades. Temos que amar a Deus nos momentos bons e ruins e manter sempre a nossa fé viva. Não temos que ver Deus como um juiz que nos castigará se cometermos algo errado, mas que está sempre pronto a nos ouvir e perdoar. Por vezes, não temos paciência para esperar e se Deus não nos atende logo, colocamos em dúvida a sua existência e em crise a nossa fé.

    Alimentemos em nós a fé, não deixemos que ela esfrie. Uma das maneiras de alimentar a nossa fé é por meio da oração diária, participação na missa e fazendo obras de caridade. Jesus nos ensina a não desistir e a necessidade de rezar sempre. Somente com a oração alimentaremos a nossa fé e mudaremos a mentalidade das pessoas, fazendo com que a paz reine em nosso meio.

    Todos os batizados e batizadas são discípulos missionários de Jesus e têm a missão de testemunhar a fé para as demais pessoas. Lancemos a semente da Palavra de Deus na terra e que essa semente frutifique a fé no coração de muitas pessoas.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here