O encontro reuniu bispos, padres e profissionais de diferentes áreas
Com proposta de refletir sobre o “Acordo Brasil-Santa Sé”, dioceses da sub-região Aparecida (SP) promoveram Encontro Formativo com presença de 50 participantes, entre bispos, padres e lideranças. O evento foi realizado no dia 14 de março, na Faculdade Católica de São José dos Campos, com conferência do assessor jurídico da CNBB, Hugo Sarubbi Cysneiros.
Formalizado em 2010, o Acordo é fruto de extenso trabalho realizado há anos. Busca definir a presença do estatuto jurídico da Igreja Católica, reconhecendo como personalidade jurídica e situação formalmente regularizada, definindo pontos específicos de interesse comum entre ambas as partes.
No encontro, o assessor jurídico explicou os artigos do Acordo, citou exemplos e tirou dúvidas dos participantes. O bispo de Lorena (SP) e presidente da sub-região, dom João Inácio Müller, avaliou positivamente o evento. “Esse dia nos trouxe muita elucidação, firmeza e consistência para o nosso agir. Também levantou muitas novas questões e nos deu disposição para continuarmos a buscar conhecimento e esclarecimentos”, disse dom João Inácio.
Para o assessor jurídico, “esses encontros são importantes para difundir a existência do Acordo e promover sua aplicação”.
Participaram da formação o arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno Assis, e os bispos de São José dos Campos, dom Cesar Teixeira; Caraguatatuba, dom José Carlos Chacorowski; Lorena, dom João Inácio Müller; Taubaté, dom Wilson Angotti Filho; assim como colaboradores dos departamentos jurídico, contabilidade, recursos humanos e patrimônio das dioceses.
CNBB com informações e foto da diocese de São José dos Campos.
Últimas notícias
Comissão para os bispos eméritos prepara participação na 54ª AG
Caminhando com Jesus
Um nome comum especial
CNBB acolhe novo bispo auxiliar de Manaus
CNBB saúda padre Luiz Carlos Dias
Artigos dos Bispos
Caminhando com Jesus
Um nome comum especial
O trabalho humano
A cruz de Cristo e a misericórdia
Fonte: CNBB