Diocese de Tocantinópolis (TO), no Bico do Papagaio, acolhe a IV Missão Jovem na Amazônia Legal

“Não há fronteiras, não há limites: envia-nos”. É por este lema que 50 jovens de todos os 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estarão acompanhados até o dia 22 de dezembro, quando participam, em Tocantinópolis (TO), da IV Missão Jovem da Pastoral Juvenil na Amazônia Legal. A ação missionária teve início neste domingo, com formação e missa de envio.

Os jovens chegaram ao aeroporto de Imperatriz (MA) no sábado, 14, e foram acolhidos pela comunidade diocesana local. Seguindo para a região conhecida como Bico do Papagaio, no extremo Norte do Tocantins, participaram, já neste domingo, de formação para conhecer a cultura local.

Taillany Sousa de Mesquita, 25 anos, é secretária do Setor Juventude da diocese de Tocantinópolis e organizadora da missão. Ela falou aos jovens presentes sobre o estado do Tocantins, a região do Bico do Papagaio e as diferentes realidades vividas no local, principalmente em relação às dificuldades enfrentadas pelo povo e na evangelização da Igreja. “Falar sobre o Tocantins é importante para que os jovens missionários conheçam, mesmo que teoricamente, um pouco do chão onde estão pisando e quem eles poderão encontrar durante a experiência de missão. Falar disso é falar da história desse lugar e do rosto do nosso povo”, afirmou.

Padre Vitor Chaves, assessor diocesano da juventude em Tocantinópolis, apresentou a diocese e os povos com quem os jovens vão se encontrar nesta semana de missão. “Para respeitar o direito à dignidade das pessoas, foi preciso muita luta”, lembra ele ao falar dos assentamentos, povos indígenas e das ameaças que estes povos sofrem no território em que vivem, principalmente em perder a terra em que habitam. “Nós vamos levar a Jesus Cristo, mas também vamos encontrá-lo no coração de cada um que estiver no nosso caminho”, disse, lembrando da importância de respeitar o sagrado de cada pessoa e suas características culturais. O padre também apresentou a história e a figura de Padre Josimo Tavares, que lutou pelas causas sociais da região, uma figura importante para a Igreja local, que uniu o pastoreio às questões sociais necessárias e é um exemplo a ser seguido.

Foto: Jovens Conectados

Missa
Na noite deste 3º domingo do Advento, a missa foi presidida pelo bispo de Tocantinópolis e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, dom Giovane Pereira de Melo. “Vou pedir a vocês que, durante esta semana, vocês levem no coração essas duas palavras ‘ver’ a realidade do local e ter ‘sensibilidade’ ao que vão viver. Olhar com clareza a realidade é deixar-se tocar por ela. Ser sensível com o coração”, disse o bispo.

A missão jovem acontecerá com uma dinâmica estruturada em momento oracional pela manhã, visita missionária ao longo do dia e celebração à noite. Serão visitados aldeias indígenas, assentamentos, hospitais, casas de idosos e pequenos lugarejos, de acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB padre Antônio Ramos do Prado. Ele e irmã Valéria Leal acompanham a missão junto com dom Giovane, padres ligados à Pastoral Juvenil e missionários da diocese.

A missão será encerrada no dia 22 de dezembro com avaliação e missa. Na noite do mesmo dia haverá um musical na Paróquia de Agostinópolis. No dia 23, será o retorno dos jovens para suas casas.

Mensagem de dom Nelson
O bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, dom Nelson Francelino Ferreira, não está presente na missão, por questão de agenda. Mas enviou um vídeo motivando os participantes.

Quero saudar a cada um e agradecer este empenho de, sempre em sintonia com o Santo Padre, levar esse Evangelho da Alegria. E é muito importante lembrarmos enquanto missionários que nós não estamos levando Jesus, porque Jesus já se fez presente, o Verbo já se antecipou à nossa presença, deixando condições para que possamos enfim entrar no coração dessa gente com a Palavra que salva. Queira Deus, com muito discernimento e atenção, façamos não de arrogantes, aquele que vem ensinar a verdade, mas aquele que vem ajudar a descobrir a verdade nas condições que o Espírito Santo já deixou”.
– Dom Nelson Francelino

Neste Domingo da Alegria, no tempo do Advento, iniciamos em Tocantinópolis/TO (região do “Bico do Papagaio”, Amazônia Legal) a IV Missão Jovem da Pastoral Juvenil! E o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude CNBB, Dom Nelson Francelino, saudou todos os jovens da missão, confira! 📱Acompanhe a cobertura da #MissaoJovem através das redes sociais e do portal!

Posted by Jovens Conectados on Sunday, December 15, 2019

 

Juventude em Missão: a caminhada na Amazônia começou

Com informações e fotos do site Jovens Conectados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

quinze + 1 =