Depósito de Jesus (sepultamento)

                Quem morre, deve ser sepultado. É normal e também uma das obras de caridade, previstas pela Sagrada Escritura, afinal o corpo vivo é templo da Santíssima Trindade e aquele humano, mesmo sem vida continua sagrado. Deve ser respeitado. Quando, de sua volta para casa do Pai.

                Foi batido, açoitado e colocada uma coroa de espinhos em sua cabeça. Ele apesar de ser, Rei, foi insultado. A cabeça que nunca perpetrou mal algum, nunca maquinou contra alguém, somente pensou em fazer o bem, recebeu não uma coroa real, mas de espinhos doloridos que ensanguentavam seu rosto divino, mesmo que desfigurado.

                Foi colocado numa sepultura alheia. O Senhor criador de todas as coisas, do Kosmos, não teve onde reclinar a cabeça, nem lugar que pertencesse, para ser sepultado.

                Foi humilhado, ao máximo e tudo enfrentou por amor a nós: sua sepultura não foi um simples lugar para um corpo inerte, mas a urna sagrada de onde, a vida ressurgia como prometido. No exercício de sua missão, reaviveu pessoas como Lázaro, porque amava a vida e não a morte, que Ele mesmo enfrentou, para que nós, não a temêssemos.

                Reflitamos irmãos e irmãs, um pouco sobre o sentido da vida. Ela é preciosa demais para que a consumamos em futilidade, ou então, no pecado. O criador nos quis num paraíso, donde fomos expulsos, por causa do pecado, ou seja, do orgulho e nós demos ao salvador a morte, após sofrimentos cruéis e crucificação entre dois ladrões. Jesus foi morto, porque incomodava as consciências pesadas das autoridades de então, bem como de todos os malfeitores. Hoje em dia até o crucifixo presente em certos locais públicos deixa inquietos, tantos homens e mulheres. Sepultaram-no, porque seu corpo, mesmo sem vida incomodava.

                Sepultando-o colocaram guardas, para vigiá-lo. Porque tanta preocupação com o corpo de alguém que somente quis o bem, a felicidade das criaturas? A morte, ao menos, como a conhecemos não estava no projeto de Deus. Ele é o Deus da vida, do amor, da paz, da solidariedade e da comunhão. Mas o que vemos ao nosso redor? Fome, vingança, suicídios, separações de famílias e aumento do consumo de drogas e dos vícios. O Deus da vida não é respeitado, por isso, aumentam o sofrimento dos seres humanos.

                Precisamos mais de Cristãos que sigam o Cristo vivo e seu Evangelho de amor. Assim então haverá mais sorrisos e menos lágrimas, mais candidatos à santidade e menos Judas, Pilatos, Herodes e certamente mais, Pedros, Paulos, Marias e Josés, e Jesus então será mais amado e seguido e, o mundo haverá de sorrir mais.

    +Dom Carmo João Rhoden – SCJ

    Bispo Emérito de Taubaté, SP

    Presidente da Pró-Saúde

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here