CONSTRUÇÃO DE 28 CAMAS OFERECE MAIS CONFORTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ATENDIDAS PELA VILA DO PEQUENINO JESUS

Com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) arrecadados no Domingo de Ramos pela motivação da Campanha da Fraternidade de 2019, o Projeto Saúde sob Medida, realizado pela Vila do Pequenino Jesus, na arquidiocese de Brasília (DF), de agosto de 2019 a agosto de 2020, conseguiu assegurar maior qualidade de vidas para cerca de 70 pessoas com múltiplas deficiências.

O projeto atende cinco crianças e adolescentes sob medida protetiva de acolhimento (ECA, Art. 101) e sessenta e cinco jovens e adultos com deficiências de grau III (múltiplas deficiências; uso de sondas para alimentação; total dependência em suas atividades básicas; restritos ao leito; comprometimento intelectual severo) encaminhados pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal.

Segundo o responsável pela entidade, Jorge Eduardo Deister, com recursos do FNS foram adquiridas 28 camas de madeira sob medida para atender os acolhidos residentes da Vila do Pequenino Jesus. “Com esse projeto, foi possível atender com excelência aos acolhidos proporcionando a eles camas confortáveis, acessíveis e de qualidade”, disse.

Uma das 28 camas construídas pelo projeto Saúde sob Medida, na arquidiocese de Brasília (DF). Fotos: arquivos do projeto.

Ele explica que as camas comerciais não são específicas para atender ao público com deficiência, visto que alguns acolhidos necessitam de equipamentos com grade de proteção acolchoada, para evitar a queda em razão de não possuírem controle sobre os próprios movimentos.

O responsável pela entidade, explica que a Vila do Pequenino Jesus comprou a matéria-prima para a confecção das camas de madeira e com recursos humanos voluntários confeccionou 28 camas de madeira sob medida, gerando economia para o projeto e a capacidade de confeccionar três camas a mais do que o previsto originalmente.

O Coordenador Geral da entidade, que possui a formação de marceneiro e experiência na atenção aos acolhidos, coordenou a produção das camas. A produção foi realizada com a supervisão de um marceneiro e um serralheiro.

“Com a finalização do projeto ‘Saúde Sob Medida’, a Vila do Pequenino Jesus conseguiu alcançar todos os objetivos propostos no projeto, suprindo a necessidade de repor novas camas, proporcionando segurança, conforto e acessibilidade aos atendidos”, disse o Jorge.

Fundo Nacional de Solidariedade

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, que apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha de cada ano.

Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 238 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação. Conheça alguns projetos apoiados pelo FNS. O portal da CNBB está divulgando, desde o dia 10 de fevereiro de 2021, uma série de matérias sobre cada um dos projetos apoiados em 2019.

Desde 2018, o FNS disponibiliza um site onde é possível acompanhar e saber como anda a evolução da prestação de contas de cada projeto, por meio do Portal da Transparência que pode ser acessado pelo endereço: www.fns.cnbb.org.br. Nele, há uma relação completa dos projetos aprovados.  A CNBB também presta contas ao Ministérios da Cidadania e Justiça do Governo Federal, ao Ministério Público e ao Conselho de Assistência Social (CAS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

catorze − 8 =