Refletir sobre a mensagem do Papa para o Ano da Vida Consagrada a fim de encontrar novas linhas de orientação para continuar a viver convenientemente e com alegria a vida consagrada. Foi este o objetivo que se deram os consagrados e consagradas em Cabo Verde, ao reunir-se em Assembleia geral de 28 a 30 de Dezembro, na ilha de Santiago.
O encanto, as doenças, os desafios e a afetividade na vida consagrada, à luz da mensagem do Papa, foram os temas principais do encontro. A expô-los foram o P. Miguel Gomes e a Irmã Felicidade Tavares.
Mas o encontro contou também com uma visita guiada à Cidade Velha, berço da nação cabo-verdiana, a completar uma conferência sobre a História da Vida Consagrada em Cabo Verde feita pelo P. Manuel António, diocesano, logo no primeiro dia da Assembleia.
Tomaram parte no encontro, para além de cerca de 90 religiosas e religiosos, os bispos do país: o Cardeal Arlindo Gomes Furtado, Bispo de Santiago, D. Ildo Fortes, Bispo de Mindelo e o Bispo emérito de Santiago, D. Paulino do Livramento Évora.
À frente da organização esteve a Irmã Romualda Tavares, Presidente, desde há cerca de um ano, da CIR-CV, Conferência dos Institutos Religiosos de Cabo Verde. Satisfeita, ela considera essa Assembleia parte de um balanço positivo do trabalho deste ano que visou reforçar a comunicação entre os religiosos (dispersos pelas 9 ilhas de Cabo Verde); com a hierarquia local e com a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano. Além disso, a CIR-CV propunha-se também rever os seus Estatutos, trabalho que já está bastante avançado – refere em entrevista à Rádio Vaticano, a irmã Romualda.
Embora, lamentando que apenas alguns representantes dos consagrados residentes nas outras ilhas tenham podido juntar-se aos de Santiago para a Assembleia, a irmã Romualda considera o encontro um sucesso, pois que todos sentiam a necessidade de um tal encontro. E ficou a promessa de se esforçarem por fazer mais encontros a diversos níveis (nacional, regional…) a fim de melhorar o trabalho conjunto.
Quanto a outras linhas de orientação para a vivência da vida consagrada no Arquipélago, esta Missionária Filha do Sagrado Coração de Maria, não adianta muito, referindo que a Direcção da CIR-CV vai pôr a limpo as sugestões para depois fazerem uma avaliação geral por ocasião do encerramento do Ano da Vida Consagrada a 31 de Janeiro de 2016.
Entretanto, um outro encontro já está na agenda. Será em Julho de 2016 e terá como tema a Misericórdia. O orador será o Cardeal Arlindo Furtado.
Oiça, de forma mais pormenorizada, as palavras da Irmã Romualda na rubrica “África. Vozes Femininas” clicando em baixo.
Fonte: Rádio Vaticano