Conheça o prefixo para se relacionar

    Prefixos de negação (ou de ausência) são aqueles que em geral negam o sentido original de uma palavra. Em alguns casos, o prefixo de negação opõe-se ao significado original da palavra (neste caso, funciona como um prefixo de oposição).

    Alguns prefixos de negação: in-, im-.

    Exemplos: indiferente, infelicidade, insensível, imperdoável, imprudente.

    O prefixo in- que refere “movimento para dentro” pode ainda possuir as variantes em- ou en- (formas vernáculas oriundas de evolução normal do prefixo latino in-): enterrar e embarcar. Com quem você se relaciona pode enterrar você e também embarcar numa canoa furada”.

    O prefixo in- pode referir:

    — privação ou negação: ilegal. Por assimilação, possui como variantes in-, im-, ir- e i-: infiel, impossível, irracional e ilegal.

    Indivíduo portador de tais prefixos se manifesta pelas palavras e atitudes como: é negativo, é do contra, é boçal, é briguento, é agressivo, é mal- educado e não tem amigos.

    Imagina se relacionar com indivíduo detentor desses prefixos: infiel, indiferente, infelicidade, ilegal, imperdoável, imprudente, invejoso, incompatível.

    Ninguém consegue esconder, ocultar a sua doença, seu desequilíbrio, seu mau-caráter e sua podridão interior! O nosso comportamento procede da nossa interioridade. Tudo é revelado por palavras e ações.

    É fato, tem indivíduo que é uma tremenda negação! Nega toda beleza da vida: o amor, a amizade, a fraternidade, o conhecimento, a arte, a poesia, a terapia, a verdade e a dignidade.

    “A ausência do amor, é a negação da própria vida”, disse Carlos Drummond de Andrade, poeta, contista e cronista brasileiro. Considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX.

    Se relacione com indivíduo de interior iluminado, alma nobre, amante da arte, da leitura, da poesia, que busca conhecimento, que não esconde sua boa índole pelo seu comportamento, pela sua atitude elegante, pela sua expressão de amor, de respeito, pela sua coerência positiva, otimista e pela beleza da fé e da esperança!

    Dr. Inácio José do Vale

    Psicanalista Clínico, PhD

    Qualificado em Psicologia Clínica e Educacional

    Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ.

    Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica 

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    4 × cinco =