Congregação, 120 anos

A Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência é a consolidação, neste um século e dois lustros de sua fundação, da entrega generosa daquelas jovens que abriram mão de tudo para atender o chamado do Senhor. O maior bem a que elas renunciaram foi a sua própria juventude. Não perderam. Muito ao contrário, ganharam cem vezes mais aqui e no futuro a vida eterna ao dizer seu sim generoso aos apelos de Deus em sua história.

A contextualização deste chamado está envolvida, de modo especial, na celebração do Ano Arquidiocesano da Juventude e nos remonta à perícope em que Jesus é abordado por um jovem que lhe pergunta: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?” Respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? O Bom é um só. Mas se queres entrar na vida eterna, guarda os mandamentos” (…). “Tudo isso tenho guardado. Que me falta ainda?” Jesus lhe respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá-os aos pobres e terás um tesouro nos céus. Depois vem e segue-me!”.

O moço, ouvindo essa palavra, saiu pesaroso, pois era possuidor de muitos bens (Mt 19, 16-22). Certa feita, São João Paulo II asseverou aos jovens que, de fato, a riqueza maior da qual aquele moço não quis abrir mão e a que Jesus verdadeiramente lhe pedira tratava-se de sua própria juventude.

Nestes 120 anos da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, visualizamos com uma clareza meridiana a entrega da maior riqueza da vida de cada Religiosa Carmelita da Divina Providência: a própria vida oferecida em total entrega, por meio dos Conselhos Evangélicos, ao Senhor Jesus, sob os auspícios da Virgem Santíssima do Monte Carmelo.

Jesus é a Luz do mundo, e queremos refletir o Seu clarão por meio de nossa consagração a Ele e ao Seu Reino de amor, de paz e de justiça. São muitas as chamas que pontilham a história. Cada um resplandece desde o lugar querido por Deus. Nem importa tanto ser mais ou menos apreciada. Somente urge abastecer-se na Eterna Chama. Bela constelação, onde fulguram estrelas feitas carismas, dons e ministérios. É assim que resplandece o luzeiro de amor que é a Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência.

          Um farol se acendeu para servir a Cristo na pessoa dos necessitados. É só olhar a linha do tempo e contemplar o esplendor deste céu estrelado que nos enche os olhos, o coração e a alma. O crepitar da chama teve o seu início no Rio de Janeiro. Às portas da virada para o século XX, eis que RITA DE CÁSSIA AGUIAR lidera um grupo de companheiras e, sob a proteção de Nossa Senhora do Carmo, funda uma Congregação que se expandiu para Cataguases, Viçosa e tantos outros lugares, espalhando o suave odor da caridade cristã. Rita de Cássia Aguiar, por abrir-se à vontade de Deus, torna-se a Fundadora, assumindo o Nome Religioso de MADRE MARIA DAS NEVES.

Já passa de um século em que MADRE MARIA DAS NEVES entrou na Jerusalém Celeste, de onde continua alcançando as bênçãos de Deus em maior grau para a sua Congregação Religiosa, como afirmara ela própria quando da proximidade de seu passamento. É de lá que continua dando vida e esperança à sua Família Religiosa.

Servir a Deus, aos pobres e enfermos é o carisma que as Irmãs Carmelitas da Divina Providência receberam de sua Fundadora e procuram viver, sustentadas pelos três valores fundamentais da espiritualidade carmelitana: Contemplação, Fraternidade e Missão Profética.

Contemplação – A Irmã Carmelita da Divina Providência encontra na oração e contemplação a força e o sentido para sua vivência do carisma. Uma mística que se inicia quando nos entregamos a Deus, qualquer que seja o modo que Ele escolha para se aproximar de nós. É uma atitude de abertura a Ele. Assim, o objetivo da vida carmelita é a união com Deus. É uma experiência transformante, pois ao nos deixarmos preencher com o Seu amor, nos esvaziamos de nossos modos humanos limitados e imperfeitos de pensar, amar e agir, transformando-os em modos divinos. Trata-se da dedicação diária à escuta da Palavra do Senhor. A qualidade da oração determina a qualidade da vida fraterna e do serviço carmelita no meio do povo de Deus.

Fraternidade – Ternura: As carmelitas procuram formar comunidades onde cada pessoa se sinta aceita e valorizada, não por aquilo que possa fazer, mas simplesmente por aquilo que é. Esse tipo de comunidade é um testemunho de que o amor de Cristo pode quebrar as barreiras construídas pelos homens, e que é possível pessoas de diferentes culturas viverem juntas, em paz e harmonia.

Serviço – Missão Profética: Os eremitas foram forçados a abandonar sua morada no Monte Carmelo e a estabelecer-se na Europa. Lá mudaram seu modo de vida de eremitas para frades. A diferença principal é que os frades e as freiras são chamados a servir o povo de Deus através do apostolado. Congregações Religiosas foram fundadas para um apostolado específico. As Carmelitas passam a trabalhar em paróquias, escolas, universidades, hospitais etc. O tipo de missão na qual cada comunidade está envolvida depende das necessidades pastorais, para as quais os dons de cada carmelita são postos a serviço.

Agora que o tempo passou, é hora de agradecer a Deus, louvando a Virgem Santíssima do Carmo, por esta manifestação de sua bondade, por meio da existência da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência e sua presença entre nós, convidando as Jovens que se sentirem atraídas pelo Carisma Carmelita, para oferecerem a maior riqueza que possuem: suas próprias vidas. De fato, a vida de Madre Maria das Neves é uma semente lançada no Coração de Deus e que germina e torna-se um luzeiro de amor que resplandece desde 1899, ocasionando prodigiosa colheita na Seara do Senhor, através de seu precioso Testamento: “Minhas filhas, a vida é curta. Vivamos com a consciência tranquila e teremos o Céu perto de nós”. Por isso, temos esta realidade: CONGREGAÇÃO, 120 ANOS!

 

Padre Paulo Dionê Quintão

Pároco de Santa Rita de Cássia, em Viçosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here