Como viver a alegria da Páscoa segundo os santos

Estas grandes personagens recordam-nos e ensinam-nos a beleza do tempo pascal e, se o vivermos com amor, ajuda-nos a alcançar a santidade.

AIgreja Católica está comemorando a chegada da Páscoa, porque sabemos que Jesus ressuscitou para nos salvar, para nos ensinar que podemos chegar ao céu com Ele se trabalharmos na nossa santidade.

Conhecemos exemplos de vida que nos ensinam a receber este tempo como o melhor

1 SANTO AGOSTINHO

« Na Páscoa, nome hebraico que significa ‘passagem’, não só nos lembramos da morte e ressurreição do Senhor, mas também passamos da morte para a vida… A Igreja, corpo de Cristo, espera para participar definitivamente na vitória sobre a morte”, triunfo já manifestado na ressurreição corporal de nosso Senhor, Jesus Cristo

Este santo nos lembra da nossa temporalidade na vida terrena, que tem data de fim, porque não teremos realmente vivido até chegarmos com Jesus. Esta frase convida-nos a participar ativamente na Igreja, embora não signifique que devamos viver colados às portas do templo, mas que podemos fazê-lo através de pequenos atos na vida quotidiana.

Dica: Seria bom meditar na paixão de Jesus para lembrar a nossa temporalidade e o propósito para o qual realmente estávamos destinados: chegar ao Céu. Você pode fazer 15 minutos de meditação sobre os fragmentos do livro El Hombre Dios de María Valtorta.

2 SANTA TERESA DE ÁVILA

«Olhe para ele ressuscitado; Só de imaginar como ele saiu da tumba você ficará feliz. Mas com que clareza e com que beleza! Com que majestade, quão vitorioso, quão alegre!

Estamos nos momentos mais cruciais da Igreja onde nem todas as pessoas veem claramente a bela imagem de Jesus. Santa Teresa nos lembra a grande beleza de admirar Cristo, que venceu a morte para nos dar a vida. Devemos transmitir essa alegria e fascínio pela Ressurreição.

Dica: Pense honestamente, com quantas pessoas tenho conversado sobre Deus no meu dia a dia? Eles são realmente suficientes? Nunca será suficiente falar da maravilha de Jesus e do seu regresso à vida. Poste em suas redes sociais, converse com seus entes queridos, grite a plenos pulmões: Cristo está vivo e veio para te salvar.

3 SÃO TOMÁS DE AQUINO

«Ele foi dado, ao nascer, como companheiro; comer era dado como alimento; morrendo, ele se comprometeu como resgate; reinando, é-nos oferecido como recompensa.

Jesus veio ao mundo para nos ensinar diferentes facetas Dele, e cada uma se complementa para nos mostrar o amor verdadeiro, São Tomé nos lembra disso. Esta ação é um convite para sermos a pessoa que deveríamos ser para ajudar os outros.

Conselho: este é um momento perfeito para fazer uma introspecção onde vemos as virtudes que precisamos trabalhar e os defeitos que devemos reduzir. Você pode fazer uma lista de ações para cultivar essas qualidades.

4 SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

« O tempo pascal é um tempo de alegria, uma alegria que não se limita àquele momento do ano litúrgico, mas que se instala em todos os momentos no coração do cristão. Porque Cristo vive: Cristo não é uma figura que faleceu, que existiu uma vez e que nos deixou, deixando-nos uma memória e um exemplo maravilhosos. Não: Cristo vive. Jesus é o Emanuel: Deus conosco. A sua Ressurreição revela-nos que Deus não abandona os seus .

O maior lembrete: Deus não nos abandona. Às vezes sentimos a pressão das circunstâncias que vivemos, acreditamos que não há ninguém para nos oferecer apoio e conforto. Porém, quando vemos Jesus ressuscitado, podemos dizer que Ele sempre cumpre a promessa; Ele não sai, está ao nosso lado.

Conselho: seja aquele amigo que outra pessoa precisa. Seguir o exemplo de Jesus na sua fidelidade e fraternidade; Ele via todos os seus amigos como irmãos e sempre quis o melhor para eles.

5 SÃO JOÃO PAULO II

« Maria guia-nos no conhecimento dos mistérios do Senhor: e da mesma forma que nela e com ela compreendemos o significado da cruz, assim também nela e com ela chegamos a compreender o significado da ressurreição, saboreando a alegria que vem dessa experiência .

Imagine ser mãe de um filho que se sacrificou por todos, que deu o exemplo do que é o verdadeiro sacrifício. Maria foi testemunha daquele sacrifício e ressurreição que é mensagem de amor.

Dica: Acompanhe Maria nesta alegria pascal com o seu terço. Reze pelo menos um mistério por dia e ofereça-o por ela, ou por uma causa diferente (bebês desaparecidos, abandonados, abortados, etc.) e – porque não – por você também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here