A Páscoa chegou e agora, o que devo fazer?

A Quaresma acabou, estamos vivendo a Páscoa e a vida continua, mas agora, devemos seguir em frente, como se nada tivesse acontecido? ou O que devo fazer?

Pela graça de Deus, a Quaresma terminou e estamos vivendo novamente a Páscoa. Bem sabemos, pela preparação que tivemos, que se Cristo não tivesse ressuscitado, a nossa fé seria vã, como afirma São Paulo na Primeira Carta aos Coríntios ( 15, 14 ) .

Agora entramos no momento mais feliz do Ano Litúrgico, porque temos a certeza de que Jesus Cristo, o Senhor, derrotou a morte e que dá a oportunidade de ganhar glória a todos os que Nele crêem, porque assim o prometeu.

Mas isso é suficiente? Isto é, não temos mais que fazer nada, exceto acreditar, sentar e esperar que a salvação chegue? sem que tenhamos que levantar um dedo? sem fazer nada da nossa parte?

Acreditar é apenas o primeiro passo

Alguns irmãos dizem que basta acreditar que estamos salvos para entrar no Céu. Porém, essa é a primeira parte: acreditar que Cristo abriu a porta e que todo aquele que crer entrará. Mas há mais. O Senhor passou três anos de sua vida ensinando aos apóstolos o que eles ensinariam depois que Ele voltasse para o Pai.

Então, acreditar é o primeiro passo. A seguir, teremos que conhecer a Sua vontade, conhecê-Lo para amá-Lo e servi-Lo. Ame-o acima de todas as coisas. Sirva-o na Igreja e em todos os irmãos. A Sagrada Escritura, a Tradição e o Magistério da Igreja nos ensinam tudo o que devemos fazer.

Então, o que devo fazer?

BÍBLIA ADOLESCENTE

É claro que devemos frequentar os sacramentos, especialmente a Confissão e a Comunhão, ir à Missa, cumprir os mandamentos, participar de celebrações e momentos especiais – como a Quaresma e agora a Páscoa  mas uma vez cumpridos isso, o que vem a seguir?

O próprio Senhor nos diz, como disse então aos Apóstolos:

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho” ( Marcos 16, 15 ).

Cabe a nós fazê-lo diariamente, com nossas palavras e nossas ações. Neste mundo conturbado, o cristão deve brilhar como Cristo, a Luz do mundo. O testemunho é o que deve preceder as palavras. É perfeito conversar, mas primeiro é preciso dar o exemplo.

Acompanhe-o com boas obras

E a isso acrescente boas obras, como diz a carta de Tiago:

«De que adianta, meus irmãos, dizer que vocês têm fé, se não têm obras? aquela fé pode salvá-lo? De que adianta se um de vocês, vendo um irmão ou uma irmã nus ou sem o alimento necessário, disser-lhes: “Vão em paz, aqueçam-se e comam”, e não lhes dê o que necessitam para o seu corpo? O mesmo acontece com a fé: se não for acompanhada de obras, está completamente morta.

Tiago 2, 14-17

Criemos, atuemos e conquistaremos a glória. O Senhor garante isso:

«Por causa da sua obstinação em não querer se arrepender, você está acumulando ira para o dia da ira, quando serão revelados os justos julgamentos de Deus, que recompensará cada um de acordo com suas obras. “Ele dará Vida eterna àqueles que, pela perseverança na prática do bem , buscam glória, honra e imortalidade.”

Romanos 2, 5-7

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here