Colunas da Igreja!

    No Brasil, por motivos avençados pela nossa CNBB, a Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, liturgicamente celebrada em 29 de junho de cada ano, foi transferido para o domingo seguinte. “Pedro, o primeiro a proclamar a fé, fundou a Igreja primitiva sobre a herança de Israel. Paulo, mestre e doutor das nações, anunciou-lhes o Evangelho da Salvação. Por diferentes meios, os dois congregaram a única família de Cristo e, unidos pela coroa do martírio, recebem hoje, por toda a terra, igual veneração”(Cf. Prefácio da Solenidade de São Pedro e de São Paulo).

    São Pedro, chamado por Cristo, às margens do mar da Galileia, foi o primeiro Papa. Para mim ressoa sempre a fala de Pedro diante do homem, coxo de nascença, que costumavam diariamente se colocar diante da porta Formosa do Templo: “Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda”(cf. At 3,6). E, todos nós sabemos, que Pedro dando a mão direita ao coxo de nascença este começou a andar. São Pedro, pelo ministério do Papa Francisco, continua nos dando a mão direita para que possamos levantar do pecado e caminhar para a vida nova que só Jesus Ressuscitado pode dar para cada um de nós!

    São Paulo, judeu devoto, perseguidor dos cristãos, depois de ter literalmente caído do cavalo, converteu-se e tornou-se o apóstolo das gentes. Quando Paulo compreendeu que era Jesus, o Redentor da humanidade, legou para nós a evangelização, o anúncio do Evangelho por todo o mundo conhecido de então. De São Paulo devemos sempre pedir a graça de anunciar o Evangelho: “Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão. O Senhor me libertará de todo o mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém!”(cf. 2Tm 4,17-18) Não vamos desanimar diante das dificuldades, das incompreensões e do cansaço. Diante das adversidades nos ajudará sempre o Senhor Jesus.

    Em Cristo que vivemos o fundamento da nossa fé e da nossa salvação, a exemplo de São Pedro e de São Paulo. Por isso, nesta solenidade, o próprio Cristo repete a cada batizado aquela pergunta que fez aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? Eles responderam: ‘Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou alguns dos profetas’. Então Jesus lhes perguntou: E vós, quem dizeis que eu sou?”(Cf. Mt 16,13-15).

    A resposta de Pedro: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”(Cf. Mt 16,16).

    Realmente Jesus é o Filho do Deus vivo para você, caríssimo leitor e querida leitora? Lembremos na missão de São Pedro, que hoje é a missão do nosso amado Papa Francisco: “Por isso eu vos digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”(Cf. Mt 16,18-19).

    Queridos irmãos: vivamos aquela fé proclamada pelo Apóstolo Pedro e sobre a qual se edifica toda a Igreja. Que a vivacidade de São Paulo, nos ensine, com renovado ardor missionário, a conquistar novos irmãos para o Cristo. Pedro, com a autoridade de seu ministério, e Paulo, com a sua pregação, martirizados, o primeiro pela cruz e o segundo pela espada, nos ensina a proclamar, sem medo, diante do Senhor Jesus: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

    Ao celebrar as colunas da Igreja lembremos de que somos os primeiros responsáveis a ajudar o Papa Francisco na sua caridade com os mais pobres e sofredores do mundo. Neste domingo vamos oferecer o nosso Óbolo de São Pedro, lembrando que a fé sem obras é morta. Sejamos generosos porque com o seu óbolo o Papa Francisco pode socorrer as catástrofes e ajudar aos pobres. Quem dá aos pobres, empresta a Deus!

    São Pedro e São Paulo velai pela Igreja e abençoai a todos os batizados a testemunharem o Ressuscitado, o Filho do Deus Vivo, que caminha conosco!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here