Chamados e enviados em missão!

    Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

    Hoje celebramos o 15º Domingo do Tempo Comum e as leituras deste dia nos convidam a refletir sobre a missão e o chamado de Deus em nossas vidas. Somos lembrados de que todos nós, como cristãos, somos enviados em missão, cada um com um propósito especial e único.

    Na primeira leitura, Amós 7,12-15, vemos o profeta Amós sendo chamado por Deus. Amós não era um profeta de profissão, mas um simples pastor e cultivador de sicômoros. Ele diz: “Eu não sou profeta, nem filho de profeta; sou pastor e cultivador de sicômoros. Mas o Senhor me tirou de junto do rebanho e me disse: Vai, profetiza ao meu povo de Israel” (Amós 7,14-15). Esse chamado nos mostra que Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. Muitas vezes, podemos sentir que não estamos preparados ou qualificados para a missão que Deus nos dá, mas Ele nos capacita e nos guia no caminho.

    No Evangelho hodierno, Marcos 6,7-13, Jesus envia os doze apóstolos em missão. “Chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. E ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura” (Marcos 6,7-8). Isso nos ensina sobre a confiança total em Deus. Jesus queria que seus discípulos confiassem completamente na providência divina e se apoiassem uns nos outros. A missão dos apóstolos era pregar o arrependimento, curar os doentes e expulsar demônios. Eles foram chamados a ser testemunhas vivas do amor e da misericórdia de Deus.

    A segunda leitura, da Carta aos Efésios, nos lembra das bênçãos espirituais que recebemos em Cristo. “Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda a bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo. Pois ele nos escolheu nele antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença” (Efésios 1,3-4). Fomos redimidos pelo sangue de Cristo e recebemos a promessa do Espírito Santo. “Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, e creram nele, foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória” (Efésios 1,13-14). Essas bênçãos nos dão força e coragem para cumprir nossa missão.

    Queridos irmãos e irmãs, hoje somos chamados a refletir sobre nossa própria missão. Deus tem um propósito para cada um de nós. Ele nos chama para sermos seus discípulos e testemunhas em nosso mundo, em nossas famílias, comunidades e locais de trabalho. Assim como Amós e os apóstolos, somos chamados a confiar em Deus e a depender de Sua providência.

    Que possamos, como comunidade de fé, apoiar uns aos outros em nossa jornada de fé. Que possamos ouvir o chamado de Deus e responder com generosidade e coragem. E que, em tudo o que fazemos, possamos ser sinais do amor e da misericórdia de Deus para todos ao nosso redor.

    Que Deus nos abençoe e nos guie em nossa missão. Amém!

    +Anuar Battisti
    Arcebispo Emérito de Maringá (PR)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here