Celebração hoje, às 18h, em Brumadinho (MG), encerra a Semana Laudato Si’

A Semana Laudato Si’ será encerrada nesta segunda-feira, 25 de maio, com a missa presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e membro da Comissão Episcopal para Ecologia Integral e Mineração da CNBB, dom Vicente de Paula Ferreira, direto de Brumadinho (MG). Neste mês de maio, a Encíclica “Laudato Sí – sobre o cuidado com a Casa Comum”, do Papa Francisco, completa cinco anos. No Brasil e no mundo, diversas iniciativas foram dinamizadas para o momento de celebração do documento que convida a refletir sobre o futuro do planeta.

De 16 de maio até hoje, a Comissão Episcopal Pastoral Especial para Ecologia Integral e Mineração (CEEM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vem promovendo a ‘Semana Laudato Si’, 5 anos: Ecologia Integral e Mineração’, com programação nas redes sociais da CNBB, como a página no Facebook e o canal no YouTube.

Foram realizados debates temáticos diários sobre a encíclica com representantes da comissão, professores e pesquisadores, membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Comissão Pastoral da Pesca (CPP).

Hoje, dia 25 de maio, será o encerramento da semana direto de Brumadinho (MG), onde o bispo auxiliar de Belo Horizonte e membro da comissão, dom Vicente Ferreira, vai presidir a Santa Missa, às 18h. Na abertura da Semana Laudato Si’, quando celebrou missa no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, no domingo, 17 de maio, dom Vicente afirmou que a encíclica, “esse belo, profundo e importante texto” se dirige ao mundo inteiro, “ao dizer que precisamos vivenciar a Ecologia Integral e resgatar a relação do homem com o meio ambiente”.

Segundo dom Vicente, o Papa Francisco nos chama a atenção para viver o amor e “levar a Carta Encíclica Laudato Si’ em nossos corações, pois estamos em um planeta doente, que sofre as consequências da destruição ambiental. Que sejamos vocacionados a cuidar do nosso paraíso, assim como ensina Deus em seu mistério amoroso”.

A missa será transmitida nas redes sociais da CNBB:

Facebook

Youtube

Twitter 

Nesses mesmos dias, os cristãos no mundo inteiro celebram a data atendendo ao convite feito pelo Santo Padre em março. Na ocasião, Francisco deixou uma pergunta que motiva a celebração: “Que tipo de mundo queremos deixar para aqueles que nos sucedem, para as crianças que estão crescendo?”.

O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum.

Papa Francisco – Carta encíclica Laudato Si’ (2015), 13

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here