Caritas Internationalis visita Centro para Refugiados em São Paulo

O Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP) recebeu nesta terça-feira, dia 8 de novembro, a visita de Michel Roy, secretário-geral da Caritas Internationalis, encontro que contou também com as presenças de dom João Costa, presidente da Cáritas Brasileira; do assessor eclesiástico da confederação Cáritas, monsenhor Pierre Cibambo; e do referente para a América Latina na confederação, José Magalhães de Souza, entre outros. A visita ocorreu no novo endereço da CASP, no centro da cidade de São Paulo.

Michel Roy elogiou o trabalho da Caritas Arquidiocesana de São Paulo e destacou o profissionalismo dos atendimentos. “Vejo que este centro é muito organizado, sobretudo as atividades divididas em diferentes campos. […] Sou francês e em Paris existe um centro assim, que atende pessoas que solicitam refúgio. Há aspectos muito semelhantes entre o trabalho de vocês e o que é feito na França”, disse o secretário-geral.

Outro aspecto observado por Michel Roy é que o público atendido não é tratado como um número em uma estatística, mas como pessoas que são portadoras de direitos. Nesta perspectiva, é muito importante trabalhar para que elas tenham, de fato, acesso aos seus direitos. “Essa é uma característica do trabalho da Cáritas: abrir os braços para quem tem sofrido muito”, concluiu ele. Roy e monsenhor Pierre estão no Brasil para participar do V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira, que se inicia nesta quarta, dia 9, e prossegue até o próximo domingo, dia 13, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no município de Aparecida (SP).

Durante a visita, o diretor da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, padre Marcelo Monge, e a coordenadora do Centro de Referência para Refugiados da CASP, Maria Cristina Morelli, apresentaram aos visitantes o trabalho realizado pelos quatro programas do Centro de Referência: Assistência, Integração, Proteção e Saúde Mental.
Entre janeiro e outubro de 2016, o Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo atendeu 5.033 pessoas, sendo que, deste total, 2.851 estavam na condição de novos ingressos no país.

Fonte: Por Nilton Carvalho / Assessoria de Comunicação do Centro de Referência para Refugiados
Edição: Luciano Gallas / Assessoria Nacional de Comunicação da Cáritas Brasileira
Fotos: Nilton Carvalho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here