Canonizações: Briefing sobre afluência de público, mobilidade, segurança

Centenas de milhares de pessoas preparam-se para vir a Roma por ocasião da canonização dos dois Papas. Cifras atualizadas foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (23), durante o briefing realizado na sede do Vicariato de Roma. Somente da Polônia deverão chegar à capital italiana mais de dois mil ônibus. Enquanto isto, as autoridades da Cidade Eterna preparam-se para a acolhida e a segurança, baseadas no fluxo de pessoas.

“Até para 1 milhão de pessoas nós estamos prontos!”. Assim o Mons. Liberio Andreatta, Vice-Presidente da Obra Romana de Peregrinações (ORP), respondeu às insistentes perguntas de jornalistas de todo o mundo, em busca de estimativas para a cerimônia do próximo domingo. Na realidade, números precisos não existem, como também precisou Mauro Pucci, do Escritório de Coordenação de Projetos Especiais de Roma Capital, que citou 1.700 ônibus, 58 vôos e 5 trens vindos somente da Polônia, além de um navio de Barcelona, mas acrescentou:

“É evidente que nós estamos nos preparando, como nos organizamos para modular as forças em função do número, pois aqui está um pouco um ponto chave deste acontecimento. No sentido de que não temos um número definido, justamente porque o acesso à Praça São Pedro será liberado, o que é justo”.

A acolhida organizada pela Obra Romana de Peregrinações instalou 19 telões para que os fiéis possam acompanhar a Missa das Canonizações em Roma e em Milão. Três já estão posicionados na ‘Via dei Fori Imperiali’ e outros 16 serão ativados a partir de 25 de abril, incluindo o Aeroporto Leonardo da Vinci e a ‘Piazza del Duomo’, em Milão. Um telão com transmissão em inglês será instalado na ‘Piazza Navona’ e um em língua francesa na ‘Piazza Farnese’. Até segunda-feira, 28 de abril, transmitirão filmes e notícias sobre os Papas Santos em seis línguas, além de informações de utilidade pública.

Para a acolhida na Via da Conciliação, no domingo 27, estarão à disposição dos turistas e peregrinos 100 pessoas da ORP para informações em diversas línguas, além de 500 voluntários de associações católicas, enquanto 8 ônibus, desde as 5 da manhã, levarão até as proximidades da Praça São Pedro 200 sacerdotes e diáconos para a distribuição da Eucaristia, 5 mil sacerdotes romanos e 200 seminaristas da capital e de Bérgamo que assistirão à cerimônia.

“O ingresso na Praça São Pedro será livre e não existem bilhetes”, reiterou Mons. Liberio Andreatta, ao apresentar este acontecimento histórico. “Nunca na história de Roma e nunca na história mundial ocorreu isto: dois Papas Santos e dois Papas vivos que os conheceram. Imagino a emoção do Papa Francisco e do Papa Bento naquele Adro da Basílica onde Bento viveu eventos como Papa e hoje pode, junto ao Papa Francisco, viver este grande evento”.

Um imponente plano de segurança e transporte foi organizado pela Prefeitura de Roma, que também já iniciou a limpeza e a manutenção excepcional da cidade e a transformação dos Foros Imperiais em áreas para pedestres, pois ali será um dos quatro pontos com grande afluxo de peregrinos, junto à Piazza Farnese, Piazza Navona e Piazza Santa Maria Maggiore.

Está previsto serviço ininterrupto do metrô de 26 a 28 de abril, colocação de ônibus extra, 14 postos médicos nos locais de aglomeração e 2.630 voluntários da proteção civil que se unirão aos cerca de 2 mil agentes de polícia em atividade diariamente de 25 a 28 de abril. Serão removidos todos e quaisquer obstáculos em torno da Praça São Pedro. A área será fechada às 19 horas, de 26 de abril.

Também a internet será útil nesta semana especial. Foi criada, com este propósito, a aplicação “Santo Subito”, em quatro línguas, com notícias, mapas de percursos e o ‘livreto’ litúrgico, que pode ser baixado gratuitamente, e um site com o calendário de todos os eventos programados para Roma de 25 a 28 de abril.

Fonte: Rádio Vaticano
Local: Cidade do Vaticano