Em Cabo Verde o vulcão da Ilha do Fogo reiniciou nos últimos dias a sua atividade eruptiva com maior intensidade e consequência do que as que ocorreram em 1951 e em 1995. Em consequência das erupções, a população de Chão das Caldeiras, estimada em cerca de mil pessoas, teve de ser evacuada para uma zona de proteção e a circulação foi vedada no perímetro de risco.
A circunstância da capital da Ilha do Fogo, São Filipe, ser uma cidade associada da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, justifica que esta organização não possa deixar de mobilizar uma ação de solidariedade para com a população afetada – segundo comunicado que chegou à nossa redação.
Esta ação está a ser articulada com o presidente da Comissão Executiva da UCCLA que é também presidente da cidade da Praia, capital de Cabo Verde, Dr. Ulisses Correia da Silva, e com o presidente de São Filipe, Dr. Luís Pires – vai dar lugar à referida ação de solidariedade que será desencadeada pela UCCLA a partir deste dia 26 de novembro de 2014. Esta organização centralizará, assim, as necessidades expressas pelos responsáveis institucionais da região. Esta ação visa sensibilizar as autoridades associadas da UCCLA e os povos de língua portuguesa.
Fonte: Rádio Vaticano