Brilha hoje uma luz sobre nós

    A Missa da Aurora de Natal faz parte do conjunto de três missas que podem ser celebradas dentro da Solenidade do Natal. A primeira missa é a da noite (Missa do Galo), Já a Missa da Aurora pode ser celebrada entre 5h ou 7h da manhã. Ainda tem a missa do dia de Natal, que pode ser celebrada ao longo do dia.

    Essas três missas possuem liturgias diferentes, ou seja, em cada missa tem leituras próprias e um contexto próprio a ser celebrado. De tal maneira que dentro das possibilidades, podemos participar das três missas. Dessas três missas, devemos participar de pelo menos duas, da noite de Natal e do dia, ou da noite e da missa da Aurora.

    Aurora significa amanhecer, Jesus é o “sol nascente” que veio nos visitar e veio para iluminar as trevas do nosso coração e nos livrar do pecado. Celebremos com alegria a chegada do Salvador e peçamos que a luz que despontou com o seu nascimento ilumine todo o nosso dia. É sempre bom participar da missa logo cedo, pois a Eucaristia nos ajuda a enfrentar as batalhas do dia a dia.

    A Missa da Aurora é celebrada em datas especiais e solenidades, como a Páscoa e Natal. A Missa da Aurora tem o significado de que logo nas primeiras horas do dia estamos na presença do Senhor. Na Aurora do dia, recebemos de Deus as boas notícias, do mesmo modo que Maria Madalena logo nas primeiras horas do dia encontrou-se com o Senhor ressuscitado, e os reis magos que após avistarem a estrela no céu, no dia seguinte logo cedo foram adorar o menino Deus que acabara de nascer. Por isso, na missa da Aurora de Natal, logo cedo recebemos a boa notícia do nascimento do Salvador.

    A primeira leitura da Missa da Aurora é da profecia de Isaías (Is 62, 11-12). O profeta Isaías diz ao povo que Deus se lembrou da cidade de Sião, que o Salvador está prestes a chegar com a recompensa em suas mãos e o prêmio à disposição. O Senhor virá para salvar a todos e a cidade não será abandonada. A nossa morada definitiva deve ser o céu e não sabemos qual será o dia e a hora que o Senhor nos chamará, por isso, devemos estar sempre em vigilância e oração. Jerusalém é como a noiva que vai ao encontro do noivo.

    O salmo responsorial é o 96 (97) e o refrão do salmo diz: “Brilha hoje uma luz sobre nós, pois nasceu para nós o Senhor”. O nascimento de Jesus vem iluminar o nosso dia, vem para tornar claro aquilo que estava escuro. Que com o nascimento de Jesus, tudo o que é escuridão em nossa vida seja iluminado pelo seu nascimento. Todos os povos vão ao encontro do Senhor e obtém d’Ele a salvação.

    A segunda leitura da Missa da Aurora é da carta de São Paulo a Tito (Tito 3, 4-7). O nascimento de Jesus é a manifestação da bondade de Deus para com todos os homens. Deus assume a condição humana para nos salvar. Na cruz, Ele sela uma aliança eterna com a humanidade e, resgatados do pecado, habitaremos eternamente ao lado de Deus.

    O Evangelho da Missa da Aurora é de Lucas (Lc 2, 15-20). Esse trecho do Evangelho de Lucas relata o momento em que os pastores resolvem ir até Jerusalém para adorar o menino Deus. Após o anúncio do anjo, eles tomam essa decisão no início do dia, ou seja, na aurora derradeira daquele grande dia. Que nesse dia, possamos dar glória a Deus por nos ter dado tão grande dom.

    Ao chegarem diante de Jesus e ao verem Maria e José, eles contam tudo aquilo que ouviram a respeito de Jesus e todos que ouviam ficavam maravilhados, Maria, sabendo da missão que havia assumido, guardava e conservava tudo em seu coração. Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que viram e ouviram, conforme lhes tinha sido dito. Informados para não voltarem a Herodes, eles voltam por outro caminho.

    Celebremos com alegria essa missa da Aurora do Natal e participemos também com alegria das demais celebrações desse dia de Natal. Que possamos dar graças a Deus por tão grande dom, por Ele ter se revelado a nós na forma de um menino e, a partir disso, revelar a todos nós que devemos nos amar uns aos outros e viver o caminho da humildade e da pobreza.

    Celebremos o verdadeiro sentido do Natal e sejamos testemunhas do amor de Cristo no mundo de hoje.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here