Hoje nasceu para nós o Salvador

    Celebramos no domingo, dia 25, a grande Solenidade do Natal do Senhor — hoje nasceu para nós o Salvador, um Filho nos foi dado. Esse menino que nasceu em Belém veio para ensinar a humanidade o caminho do amor, da humildade e da misericórdia. Ao contemplar o Menino Jesus hoje no presépio, podemos voltar o nosso olhar para a cruz, pois, esse Menino que hoje nasce, selará na cruz a eterna aliança entre Deus e a humanidade. O Natal tem a sua importância, mas a festa central do calendário cristão é a Páscoa.

    No dia de hoje, possamos fazer como os pastores em Belém, ir até o presépio adorar o Menino Deus e oferecer-lhe presentes. Não ofereceremos mais ouro, incenso ou mirra, mas ofereceremos a nossa vida. E, ainda, que possamos agradecer a Deus por nos ter dado tão grande presente.

    O dia de Natal é dia de participarmos da Santa Missa, é dia Santo de guarda. Temos que ir à missa da noite de Natal e do dia, as duas liturgias são diferentes e temos que participar. Através do nascimento do Menino Deus se renovam as nossas esperanças, sobretudo a esperança num mundo melhor, com mais fraternidade, paz e amor. Renovamos também a nossa fé, pois através do nascimento de Jesus, observamos o amor de Deus por todos nós.

    Como observamos no Evangelho deste dia o verbo se fez carne e habitou entre nós, no princípio era a palavra e a palavra era Deus. Essa palavra se fez carne para nos indicar o caminho da salvação. Rezemos neste dia pela Igreja, para que continue sendo fiel no anúncio de Jesus Cristo e convertendo muitas pessoas para Deus. Que o nascimento de Jesus ensine a humanidade o caminho da fraternidade e da paz e que, ao invés de muros, possamos construir pontes.

    A primeira leitura da missa é do profeta Isaías (Is 52, 7-10). Isaías diz que como são belos os pés do mensageiro, daquele que anuncia a paz e o bem. Jesus é esse mensageiro de Deus que anuncia a humanidade o caminho da salvação. O Senhor se lembrou de Jerusalém e após o tempo do exílio e deserto, o povo desfrutará de sua terra e a terra deserta e árida, se transformará em frutífera.

    Isaías, há cerca de quatrocentos anos antes de Cristo, prevê que, com o nascimento de Jesus, Deus selaria uma nova e eterna aliança com a humanidade. A justiça de Deus se concretizaria com o nascimento de Jesus.

    O salmo responsorial é o 97 (98), o refrão do salmo diz: “Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus”, através do nascimento de Jesus é aberto o caminho da salvação e todo o universo contempla essa salvação. A salvação de Deus é para todos, basta querer abrir-se para essa salvação que Ele quer oferecer. Todo o universo deve alegrar-se com o nascimento de Jesus Cristo e todos os povos devem unir-se para a construção da paz.

    A segunda leitura dessa missa de Natal é da carta aos Hebreus (Hb 1, 1-6). O autor sagrado diz que de muitos modos Deus falou a humanidade e nesses dias falou por meio de seu filho Jesus Cristo. Jesus é o herdeiro e por meio D’Ele, Deus criou o universo, pois Jesus é a palavra encarnada do Pai e Deus criou o mundo por meio da palavra. Ele morreu na cruz para nos perdoar de nossos pecados e para selar a aliança entre Deus e a humanidade. Agora, do céu Ele intercede por nós e todos os anjos o adoram.

    O evangelho é de João (Jo 1, 1-18). Esse trecho é o início do evangelho de João e conhecido como o “prólogo de São João”. Ele começa dizendo que no princípio era a palavra e a palavra estava com Deus, e a palavra era Deus. Deus criou o mundo por meio da palavra e depois essa mesma palavra se fez carne. Essa palavra é o próprio Cristo, que veio para iluminar a vida daqueles que caminhavam em meio as trevas.

    Antes de Jesus, porém, veio um homem, um grande profeta chamado João Batista, conhecido como o precursor, que pregava um batismo de conversão e preparando as pessoas para a chegada do Reino de Deus que viria com Jesus. Ele vivia no deserto e nas montanhas e anunciava que Jesus Cristo é aquele que viria para iluminar as trevas e endireitar os caminhos tortuosos. João Batista não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz, Ele não era o Messias, mas veio preparar o caminho.

    A palavra estava no mundo, mas o povo não quis conhecê-la, se rebelou contra Deus e não queriam fazer a sua vontade, por isso João Batista prega um batismo de conversão, advertindo as pessoas que o Reino de Deus está próximo. O Reino de Deus é justiça, paz, perdão, amor e misericórdia, tudo isso advém da palavra de Deus e Jesus anuncia: Ele próprio é o Reino de Deus e nós somos convidados a vive-lo no dia a dia.

    Por fim, a Deus ninguém jamais viu, mas o unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele deu a conhecer. Veio na forma de Menino, no seio de uma família, cresceu, amadureceu e, a partir de seu batismo, iniciou a vida pública e saiu para anunciar o Reino de Deus.

    Celebremos com alegria essa Solenidade do Natal do Senhor, sobretudo agradeçamos a Deus por nos ter dado tão grande dom, o nascimento de seu Filho. Que, por meio do nascimento de Jesus, a humanidade possa se conscientizar que todos nós devemos ser construtores da paz. Contemplemos Jesus no presépio, com o olhar voltado para a Cruz, de onde nos veio a salvação. Que essa noite feliz, bem como esse dia feliz, se perpetue na nossa vida. Santo e abençoado Natal para todos e as suas famílias! Que Jesus continue sendo a luz do mundo para todos nós!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here