ÁSIA/ÍNDIA – Salesianos: compaixão pelas vítimas das enchentes de Chennai

Chennai (Agência Fides) – Os Salesianos de Tamil Nadu estão engajados ativamente nas ajudas às vítimas das inundações que atingiram a cidade de Chennai, antiga Madras. É o que afirma à Agência Fides pe. Raphael Jayapalan, SDB Provincial dos Salesianos em Chennai, ilustrando as atividades do “Dom Bosco Flood Relief “(DBFR), a equipe de socorro salesiana instituída especialmente para ajudar a população atingida pelas enchentes.
“As escolas foram inundadas, muitas casas ainda estão submersas, milhares estão sem-casa, numerosos escritórios, institutos públicos e lojas estão fechados. Ainda não funcionam os serviços de energia elétrica, telefone, celular e internet em muitas áreas”, diz o Provincial. “Iniciamos as obras de socorro em 3 de dezembro, logo que percebemos a gravidade da devastação. Todos os centros da Pastoral Juvenil foram convertidos em centros de ajuda e praticamente todas as obras salesianas foram transformadas em centros de acolhimento para vítimas das inundações. Outras instituições e organizações salesianas estão preparando kits de alimentos e fornecendo material para outras exigências básicas”. Pe. Raphael refere ainda que cerca de 140 jovens do Movimento Juvenil Salesiano, liderados por pe. Mani Lazar, SDB, e numerosas religiosas, trabalham incansavelmente no Centro provincial salesiano ou em outros postos médicos. O DBFR está levando ajuda às pessoas mais atingidas pelas inundações com atenção especial para aquelas que não têm uma rede de ajudas de parentes e amigos, como os pobres das favelas de Chennai o das aldeias ao redor da metrópole.
Em poucos dias, foram distribuídos cerca de 124.000 kits de pronto-socorro, enquanto médicos do DBFR trabalham para evitar epidemias, oferecendo assistência médica em 11 campos.
Os Salesianos lançaram um apelo nas redes sociais como Twitter, com o hashtag #donboscofloodrelief, pedindo a cooperação de outras instituições e voluntários.

Fonte: Agência Fides

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezenove − dez =