O ano da pandemia em imagens que vão do desespero à esperança
Quais são as imagens mais impactantes de 2020?
Essa é a pergunta que muita gente faz ao passo que este ano desafiador vai chegando ao fim. Foi, de fato, um ano que trouxe o inesperado, a incerteza, a insegurança. Mas 2020 também provocou mudanças e aprendizados, além de renovar a nossa esperança e reacender a nossa fé, apesar da provação.
As imagens da pandemia
A pandemia do coronavírus deixou o mundo em desespero. Por isso, entre as imagens mais representativas de 2020 certamente estão aquelas que evidenciam os desdobramentos desta peste global.
As tristes e impactantes imagens de hospitais lotados, corpos em caminhões refrigerados e sepulturas coletivas das vítimas do inimigo invisível nos deixaram tocados.

Ademais, também ganharam destaque os registros que fotógrafos famosos e anônimos fizeram dos profissionais de saúde, os heróis do ano. Aqui, vale lembrar, por exemplo a significativa selfie da enfermeira italiana com o rosto marcado pelo uso extenuante e contínuo da máscara, este novo salva-vidas.

As imagens mais marcante de 2020
Entretanto, as imagens do Papa Francisco na insólita Praça de São Pedro vazia durante a bênção Urbi et Orbi de 27 de março estão entre as mais marcantes do ano.

Mas por que essas imagens ganharam tanto destaque? Certamente não foi apenas por serem o registro de um momento inédito na história da humanidade, mas também por todo o simbolismo que elas carregam e pela mensagem com que elas impactaram um mundo encurralado por um inimigo pouco conhecido.
As imagens e a mensagem
Era o entardecer melancólico de uma sexta-feira da Quaresma. Mancando e debaixo da chuva fria que caía sobre o Vaticano, o Papa Francisco atravessou a Praça de São Pedro tenebrosamente vazia. O mundo sofria as perdas provocadas pelo coronavírus e acompanhava tudo pela internet e pela TV. E foi justamente para suplicar a Deus o fim da pandemia que o Santo Padre ofereceu a bênção Urbi et Orbi. Um bênção que só acontece no Natal, na Páscoa e na eleição de um papa era, naquele dia, extraordinariamente concedida a um planeta em desespero.
Como relatamos aqui na Aleteia:
“As impressionantes imagens do vazio na Praça de São Pedro, da chuva fria e da penumbra do anoitecer contrastaram dramaticamente com as imagens de um Papa que, quase mancando, mas vestido do branco da paz e da pureza, atravessou o vazio, a chuva e o anoitecer e caminhou rumo a Nossa Senhora, representada pela significativa imagem de Maria Sálus Pópuli Románi (Maria, Salvação do Povo Romano), e rumo a Cristo Senhor, representado pelo icônico Crucifixo Milagroso da igreja de São Marcelo, especialmente levado para esta ocasião até a Praça que abraça a humanidade inteira.”
Assim como as imagens da bênção extraordinária, a mensagem do Papa também não deve sair de nossas mentes. “Temos uma esperança: em sua cruz fomos curados e abraçados para que nada e ninguém nos separe de seu amor redentor”, disse Francisco.
Vejas as impactantes imagens deste dia histórico.
Praça de São Pedro vazia durante a bênção Urbi et Orbi de 27 de março