As imagens mais impactantes de 2020

O ano da pandemia em imagens que vão do desespero à esperança

Quais são as imagens mais impactantes de 2020? 

Essa é a pergunta que muita gente faz ao passo que este ano desafiador vai chegando ao fim. Foi, de fato, um ano que trouxe o inesperado, a incerteza, a insegurança. Mas 2020 também provocou mudanças e aprendizados, além de renovar a nossa esperança e reacender a nossa fé, apesar da provação. 

As imagens da pandemia  

A pandemia do coronavírus deixou o mundo em desespero. Por isso, entre as imagens mais representativas de 2020 certamente estão aquelas que evidenciam os desdobramentos desta peste global.

As tristes e impactantes imagens de hospitais lotados, corpos em caminhões refrigerados e sepulturas coletivas das vítimas do inimigo invisível nos deixaram tocados.

BRAZIL

MICHAEL DANTAS | AFP

Ademais, também ganharam destaque os registros que fotógrafos famosos e anônimos fizeram dos profissionais de saúde, os heróis do ano. Aqui, vale lembrar, por exemplo a significativa selfie da enfermeira italiana com o rosto marcado pelo uso extenuante e contínuo da máscara, este novo salva-vidas.

ALESSIA BONARI

Instagram | alessiabonari_

As imagens mais marcante de 2020

Entretanto, as imagens do Papa Francisco na insólita Praça de São Pedro vazia durante a bênção Urbi et Orbi de 27 de março estão entre as mais marcantes do ano. 

Vatican Media

Mas por que essas imagens ganharam tanto destaque? Certamente não foi apenas por serem o registro de um momento inédito na história da humanidade, mas também por todo o simbolismo que elas carregam e pela mensagem com que elas impactaram um mundo encurralado por um inimigo pouco conhecido.

As imagens e a mensagem

Era o entardecer melancólico de uma sexta-feira da Quaresma. Mancando e debaixo da chuva fria que caía sobre o Vaticano, o Papa Francisco atravessou a Praça de São Pedro tenebrosamente vazia. O mundo sofria as perdas provocadas pelo coronavírus e acompanhava tudo pela internet e pela TV. E foi justamente para suplicar a Deus o fim da pandemia que o Santo Padre ofereceu a bênção Urbi et Orbi. Um bênção que só acontece no Natal, na Páscoa e na eleição de um papa era, naquele dia, extraordinariamente concedida a um planeta em desespero.

Como relatamos aqui na Aleteia:

“As impressionantes imagens do vazio na Praça de São Pedro, da chuva fria e da penumbra do anoitecer contrastaram dramaticamente com as imagens de um Papa que, quase mancando, mas vestido do branco da paz e da pureza, atravessou o vazio, a chuva e o anoitecer e caminhou rumo a Nossa Senhora, representada pela significativa imagem de Maria Sálus Pópuli Románi (Maria, Salvação do Povo Romano), e rumo a Cristo Senhor, representado pelo icônico Crucifixo Milagroso da igreja de São Marcelo, especialmente levado para esta ocasião até a Praça que abraça a humanidade inteira.”

Assim como as imagens da bênção extraordinária, a mensagem do Papa também não deve sair de nossas mentes. “Temos uma esperança: em sua cruz fomos curados e abraçados para que nada e ninguém nos separe de seu amor redentor”, disse Francisco.

Vejas as impactantes imagens deste dia histórico. 

Praça de São Pedro vazia durante a bênção Urbi et Orbi de 27 de março

POPE URBI ET ORBI

POPE URBI ET ORBI

urbi et orbi

Pope Francis Urbi et Orbe

POPE URBI ET ORBI

POPE URBI ET ORBI

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here