Ano Novo 2021: Sacerdote exorta católicos a não acreditarem em superstições

O reitor do Colégio Santa Rosa de Chosica (Peru) e vigário da paróquia de Santo Toríbio, frei Paulo Saavedra López, incentivou os fiéis a viverem o novo ano entregando a vida a Deus e não se deixando levar por cabalas para a boa sorte ou previsões que garantam saber como será o futuro.

Perto do início de 2021, o sacerdote indicou à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que um católico, um fiel formado, não se aventura “livremente e de maneira arbitrária a acreditar em algo sem fundamento”, e recordou que não é correto recorrer a ritos ou cabalas para a boa sorte.

Frei Saavedra destacou que os fiéis não devem se deixar levar “de cara” pelas previsões para 2021 e lembrou que um católico busca se formar constantemente para agir sempre de acordo com a fé.

“É mais correto apelar ao Senhor para que me abençoe no próximo ano, para que eu possa me unir e me aproximar mais a Ele, para que viva um ano entregado a Ele, colocando todas as coisas, meus bens, minha família, aos seus pés”, ressaltou.

O sacerdote exortou a buscar neste tempo um momento para refletir sobre “como vou oferecer o meu ano ao Senhor, o que oferecer a Ele”, para “saber enfrentar todos os desafios que possam surgir”.

Devemos analisar “como vou viver melhor o evangelho, que o Senhor quer me dar”, acrescentou.

Frei Saavedra indicou que é momento para que os fiéis disponham de seus corações e reflitam sobre o que podem oferecer em suas vidas ao Senhor, para caminhar com fé, confiança e esperança com Deus no próximo ano.

Além disso, lembrou que nesta época do Ano Novo devemos estar gratos por vivermos em família e em comunidade, e destacou que os fiéis devem deixar sua vida “nas mãos do Senhor, confiando sempre n’Ele e com a esperança de que Ele nos atenderá também”.

O sacerdote assinalou que um jovem católico deve responder a Deus com “uma atitude cheia da dinâmica da cruz”, onde leve vida e clareza onde há morte e trevas, com fé e generosidade, em uma “atitude sempre nova”.

“Somos sempre chamados a viver essa vida plena a qual o Senhor nos convida, a nos unirmos a Ele para experimentar a sua morte e a sua vida em nós e assim partilhá-la com os outros”, acrescentou.

Por fim, exortou os sacerdotes a insistirem na formação sobre este tema com os fiéis, que, por pouco conhecimento da fé, praticam ritos e cabalas para terem um próspero ano novo.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here